Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 06/06/2016 19:35 - Atualizada em: 06/06/2016 22:55
Prefeito de Santo Antônio do Amparo lamenta morte de Hélio Garcia
Prefeito de Santo Antônio do Amparo lamentou, em nota, a morte do filho ilustre da cidade

Hélio Garcia e o prefeito Jorge Otaviano Costa Lopes, na fazenda do ex-governador, onde eles conversaram sobre política e outros assuntos. A conversa, bem ao estilo mineiro, foi acompanhada de café com pão de queijo (Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo Antônio do Amparo)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Tão logo tomou conhecimento da morte do ex-governador Hélio Garcia, o prefeito de Santo Antônio do Amparo, Jorge Otaviano Costa Lopes, emitiu uma nota de pesar. Jorge afirma que "foi com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso conterrâneo e ex-governador Dr. Hélio de Carvalho Garcia. Um homem que deixou seu legado em sua vida pública, pelos inestimáveis serviços prestados ao nosso município, estado e ao país. Perdemos hoje um dos maiores líderes político. Seu nome será sempre lembrado principalmente pelo grande ser humano que foi. Aos familiares e amigos manifestamos nossos sentimentos. Jorge Otaviano Costa Lopes Prefeito Municipal".

Hélio Garcia nasceu em Santo Antônio do Amparo em 16 de março de 1931. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1963 ingressou na carreira política como candidato a deputado estadual pela UDN (União Democrática Nacional) sendo eleito. Também foi deputado federal e prefeito de Belo Horizonte, indicado pelo então governador Tancredo Neves, ocasião em que não tinha eleição direta para prefeitos das capitais, no governo militar (1964 a 1983).

Em 1982, elegeu-se vice-governador pela chapa de Tancredo Neves, na primeira eleição direta depois da ditadura militar. No ano seguinte, Tancredo o nomeou para acumular o cargo de vice-governador e de prefeito de Belo Horizonte. Em 1984, assumiu como governador após a renúncia de Tancredo Neves, que deixou o governo de Minas para disputar a eleição indireta a Presidência da República. Ficou no governo até 1987. Em 1991, foi eleito governador e exerceu o mandato até o fim de 1994, quando deixou o governo de Minas foi indicado para concorrer ao cargo de Senador da República por Minas Gerais, apesar dos altos índices nas pesquisas, Hélio Garcia abandonou a política e voltou para Santo Antônio do Amparo.

Na manhã de hoje o governador Fernando Pimentel lamentou a morte do ex-governador. "Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-governador Hélio Garcia. Homem público com uma trajetória de inestimáveis serviços prestados ao Estado e ao país, Hélio Garcia era uma das mais importantes referências da política mineira. Minas perde uma liderança que sempre se pautou pela sensatez, serenidade e espírito democrático".

O prefeito de Santo Antônio do Amparo, Jorge Otaviano Costa Lopes (PMN), viajou para Belo Horizonte no início da tarde, ele foi levar aos familiares de Hélio Garcia o apoio e solidariedade dos moradores de Santo Antônio do Amparo. Durante todo o dia de hoje aquela cidade foi visitada por emissoras de televisão para mostrar onde o ex-governador morava e falar um pouco de sua rotina depois que deixou o Governo de Minas e voltou para sua terra natal. Jorge Otaviano decretou luto oficial em Santo Antônio do Amparo por três dias. Hélio Garcia deixou três filhas. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras