Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 27/05/2016 08:22 - Atualizada em: 27/05/2016 13:00
Vitor Fernandes, um sommelier reconhecido no Brasil e na Europa
Ele roda o mundo, se hospeda nos melhores hotéis, saboreia os melhores pratos e bebe os melhores vinhos, e ainda ganha para isso

Vitor Fernandes é hoje um dos mais respeitados sommeliers do Brasil, atua no mercado paulista para grandes atacadistas e grandes empórios (Imagem extraída do site vinhosedelicias.com). Abaixo, ele concedendo entrevista para o canal Terra Viva, do Sistema Band de Televisão

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

O vinho é uma bebida nobre e uma das mais antigas do mundo, existem registros de vinhas cultivadas na região do Cáucaso que datam da Idade da Pedra. O vinho é a única bebida que se pode falar de sua história e também dele na história. Ele está presente em toda literatura do mundo, até mesmo no Livro Sagrado: no primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, conta que Noé se tornou lavrador e plantou um vinhedo.

Recentemente foram encontradas duas ânforas em escavações em Jerusalém, elas estavam ainda repletas de vinho e estudos indicaram que a bebida era da época de Cristo e o mais incrível, ainda podia ser consumida. O vinho é uma bebida bíblica, uma bebida saudável e comprovadamente pode ser consumida para prevenir doenças cardíacas, desde que com extrema moderação.

Saborear um bom vinho é uma arte, mas nem todos conhecem vinhos, não sabem distinguir um vinho bom de um razoável. Para saber fazer esta distinção a melhor opção é fazer um curso com quem conhece, com um profissional, com um sommelier. O sommelier é um profissional especializado conhecedor de vinhos e todos os assuntos relacionados ao serviço deste. O sommelier trabalha em restaurantes, hotéis, importadoras e lojas de vinhos, elaborando carta de vinhos, orientando os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos, além de cuidar da compra, armazenamento e rotação de adegas.

No próximo mês estará em Lavras um dos mais respeitados sommelier do Brasil: Vitor Fernandes, ele vai ministrar a palestra "A arte de degustar vinhos". Vitor Fernandes é sommelier formado pela Associação Brasileira de Sommelier (ABS), ele é um dos maiores conhecedores de vinhos do Porto que existe no Brasil, com especialização na Quinta do Côtto, em Douro, Portugal.

Vitor foi também um dos fundadores da escola de sommelier, a Sommelier School, ele também é graduado em Tecnólogo Vinicultura e Enologia pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em São Roque (SP).

O que pouca gente sabe é que o sommelier Alair Vitor Fernandes é natural de Lavras, ele é mais um filho da terra que faz sucesso no Brasil e no exterior. A história deste sommelier daria um livro que poderia servir de exemplo para muita gente. Vitor já foi ajudante de tapeceiro, profissão de seu pai Jair Fernandes, foi servente de obra e até jardineiro.

Aos 12 anos perdeu sua mãe, Maria Aparecida Fernandes. Ainda em Lavras Vitor trabalhou também com alimentos, foi quando teve a oportunidade de conhecer vinhos, mas eram aqueles de garrafões, ele passou a perceber que existiam muitos rótulos além daqueles tradicionais, se interessou por isso. Ainda em Lavras, fazia "bicos" como garçom, se destacou por ser uma pessoa interessada, curiosa e responsável pelo que fazia.

De Lavras Vitor foi para São Paulo, onde começou a trabalhar como garçom, a sua ascensão no emprego foi rápida, logo foi promovido a maitre, foi exatamente nesta época que passou a conhecer e apreciar bons vinhos. Vitor se destacou em indicar vinhos para os consumidores, sua indicações sempre eram elogiadas.

Empolgado com isso, Vitor fez um curso profissionalizante na Associação Brasileira de Sommelier (ABS), foi um sucesso, tanto que passou a ser requisitado e disputado pelas casas noturnas e restaurantes finos da capital paulista. Vitor não se acomodou e foi para Portugal, onde, inicialmente, fez um estágio na Quinta do Côtto, em Douro, Portugal, onde depois fez uma especialização e passou a ser um dos estrangeiros com maior conhecimento do vinho do Porto.

De volta ao Brasil deu aulas em cursos de sommelier, passou a ministrar palestras em escolas de hotelaria, para empresários importadores, em faculdades e outros, aos poucos foi ganhando o status que tem hoje, um dos melhores sommeliers conhecedores de vinhos portugueses.

Questionado sobre outros bons vinhos, ele recomendou os espanhóis, italianos e franceses, no Velho Mundo, já no Novo Mundo, indicou os chilenos, argentinos, os australianos e os produzidos na África do Sul.

E no Brasil? Perguntamos a ele, Vitor em nenhum momento criticou os vinhos nacionais, falou da diferença de qualidade devido ao clima, a situação geográfica e outras vantagens que outros países levam em relação ao Brasil, mas disse que os melhores vinhos brasileiros são produzidos na Serra Gaúcha, em Dom Pedrito, Caxias, Santana do Livramento e a Microrregião da Campanha Meridional.

Sobre os vinhos produzidos no Vale do São Francisco, Vitor disse que eles precisam melhorar um pouco, falou também de um vinho produzido em Minas Gerais, mais precisamente na região de Três Corações, onde o produtor, com o apoio da Epamig, inverteu a colheita. Ela normalmente é feita na época do outono/inverno, período seco com mais sol, o que faz com que se obtém uvas mais maduras. Essa técnica de inversão do ciclo da videira é chamada de dupla poda. As uvas são colhidas no inverno, segundo Vitor, é o único vinho de inverno no mundo.

A reportagem do Jornal de Lavras apurou que o vinho que Vitor se referiu é o Primeira Estrada, produzido pela vinícola Estrada Real. É um vinho de cor escura, aroma de fruta negra madura, pimenta e tostado. Na boca tem corpo médio, uma bela acidez, taninos finos, bastante frutado e apesar de passar 12 meses em barrica, a madeira não encobre a fruta. É realmente um bom vinho brasileiro que surpreendente pela a qualidade vinda de uma inovação no plantio em uma região improvável. O preço da garrafa gira em torno de R$ 80 a R$ 100.

Vitor falou como se deve saborear um bom vinho, que ele deve ser consumido com água mineral de boa qualidade, que a pessoa deve comer um pedaço de pão, para poder limpar as papilas gustativas e outras dicas interessantes, que serão ensinadas na palestra que vai ministrar em Lavras.

Vitor Fernandes disse: "vinho é um alimento e não uma bebida alcoólica, mas deve ser consumida com moderação", falou que um homem adulto deve consumir diariamente duas taças de vinho e as mulheres, uma taça, mas ele explicou a razão: "as mulheres tem uma proporção menor de água no sangue".

A palestra do sommelier Alair Vitor Fernandes em Lavras será no dia 4 de junho, sábado, no Empório Salles, se você quiser conhecer a arte de degustar um bom vinho, ou se você já degustada e quer aprimorar seus conhecimentos, ou então, conhecer esta profissão, entre em contato pelo telefone (35) 3826-5599 para obter mais informações.

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras