Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 24/05/2016 23:07 - Atualizada em: 25/05/2016 11:57
"Álvaro Botelho", há 82 anos fazendo história na educação de Lavras - veja fotos
Aniversário de 82 anos da escola municipal Álvaro Botelho foi comemorado no sábado, com presença de alunos, familiares, professores e convidados

A solenidade foi realizada no sábado, nas dependências da escola (Fotos: Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Foi comemorado no sábado, dia 21, o aniversário de 82 anos da escola municipal "Álvaro Botelho". A solenidade contou com a participação da secretária Municipal de Educação Amarillys Pádua Castro, da diretora Talise Meira Giarolla Silveira e da vice-diretora Liliene Ferreira, que foi a oradora oficial da solenidade de aniversário daquele educandário. 

A centenária banda Euterpe Operária executou os hinos Nacional, do Município e da Escola, em seguida, a diretora Talise e a secretária Amarillys falaram sobre a data para os presentes, entre alunos, familiares e convidados. Depois dos pronunciamentos foram apresentados números artísticos pelos alunos da escola.

A escola municipal Álvaro Botelho é a segunda escola de Lavras, sua história tem início no dia 22 de março de 1929, quando o agente executivo municipal, cargo equivalente a prefeito, Delphino de Souza, aprova a compra de um terreno à praça Dr. Jorge, para ser construído o segundo grupo escolar de Lavras, o "Álvaro Botelho".

Cinco anos depois, no dia 23 de maio de 1934, ele é inaugurado, sendo sua primeira diretora Maria Madalena de Carvalho, que deixou o cargo em 24 de maio de 1959. Em sua inauguração falaram os seguintes oradores: Dr. Paulo Menicucci, o principal responsável por aquela conquista; Dr. José Maria Paradas, inspetor de ensino e o Dr. Horácio Bueno de Azevedo.

Dois meses depois, no dia 22 de julho, aquela escola abriu suas portas para a primeira solenidade realizada naquele recinto, quando fundado o Grêmio Artístico e Recreativo do Grupo Escolar Álvaro Botelho, ficando assim constituído: presidente, Humberto Pitta de Andrade; vice-presidente, Astilia Persilva; primeira secretária, Nair Figueiredo Azevedo; segunda secretária, Rosalina Moura; terceira secretária, Iria Salgado; orador, Dr. José Netto Armando; diretor artístico, José Venerando; diretor de cena, Afonso Weihrman; tesoureira, Maria Madalena Carvalho. A posse da diretoria foi em setembro.

E dois anos depois, numa solenidade bastante concorrida, realizada no dia 29 de novembro de 1936, no Theatro Municipal, foram entregues certificados aos alunos que concluíram o curso primário nos grupos escolares "Álvaro Botelho", naquele ano dez alunos da professora Maria Geraldo Guerra concluíram seus estudos e receberam seus diplomas de quarto ano primário, foram eles: Carmem dos Santos Godinho, Elvira Mattioli, Elzi Cardoso, Gabriel Pinheiro, Maria Luisa da Silveira, Maria Nazareth Victorino, Nair Godinho, Nilza Moura Maia, Paulo de Souza e Vicente Mariano Pereira. O paraninfo dos formandos dos grupos escolares Álvaro Botelho e Firmino Costa, que também formou alunos naquela solenidade, foi o maestro Vittorio Bergo. As diretoras eram: do Grupo Escolar Firmino Costa, Cinyra de Carvalho e do Grupo Escolar Álvaro Botelho, Maria Madalena de Carvalho.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras