Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 23/05/2016 17:18 - Atualizada em: 23/05/2016 22:29
Feriadão oferece oportunidade de fazer uma viagem no tempo
Maria Fumaça terá horários especiais no feriado de Corpus Christi entre São João del-Rei e Tiradentes

Maria Fumaça que faz a viagem entre São João del-Rei a Tiradentes (Foto extraída do site omundoemeuvizinho.com.br)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

As cidades históricas são muito procuradas nos feriados, elas oferecem muitas atrações e o feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, dia 26, certamente vai haver muita procura por estes centros históricos. Na região, as cidades de São João del-Rei e Tiradentes ficam lotadas de turistas nos feriados.

Uma das atrações mais procuradas nas cidades históricas de São João del-Rei e Tiradentes é a Maria Fumaça, que já foi usada como cenário de novelas, clips musicais e seriados. O Brasil todo conhece a Maria Fumaça de Tiradentes e São João del-Rei através da TV.

Aqueles que têm a oportunidade de visitar essas cidades, principalmente durante os finais de semana e nos feriados prolongados, podem desfrutar do seu passeio. Neste feriado prolongado a VLI (Valor da Logística Empregada), que administra a Maria Fumaça, fará viagens extras para poder atender a demanda de turistas que vão aproveitar os dias de folga viajando pela história da ferrovia no Brasil.

Normalmente, a Maria Fumaça parte em dois horários de cada cidade. Com o aumento da demanda no feriado, a VLI, que administra o trem, ampliou para três os horários de saída na sexta-feira, dia 27 e quatro no sábado, dia 28. Na quinta-feira e no domingo, dia 29, os horários permanecem iguais.

As tarifas do passeio custam R$ 60 na compra da ida e da volta, e R$ 50 apenas para a ida. Estudantes, crianças de 6 a 12 anos e adultos com mais 60 anos têm direito à meia entrada.

A Maria Fumaça é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. No passeio de 12 quilômetros, a composição, com capacidade para transportar até 280 passageiros, passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Cada percurso dura cerca de 50 minutos.

A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.

A estação de São João del-Rei é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a EFOM nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

Desde 2001, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) é responsável pela manutenção e operação das estações de São João del-Rei e Tiradentes. Somente no ano passado, mais de 135 mil pessoas visitaram a estrutura histórica.

Os horários das saídas do passeio na quinta-feira, dia 26, serão de São João del-Rei para Tiradentes, às 10h e 13h; o retorno para São João del-Rei será às 11h e às 14h. Na sexta-feira, dia 27, serão três horários: de São João del-Rei para Tiradentes, às 10h, 13h e 15h30, e de Tiradentes para São João del-Rei, 11h, 14h e 17h.

No sábado normalmente a demanda é maior a saída de São João del-Rei para Tiradentes será: 10h, 12h, 14h e 16h e de Tiradentes para São João às 11h, 13h, 15h e 17h. No domingo, de São João del-Rei para Tiradentes serão dois horários: 10h e 13h e o retorno às 11h e 14h.

O passeio vale a pena, ele é pequeno e por isso não é cansativo, tem belas paisagens e é uma aula de história da ferrovia na nossa região.  

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras