Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Esporte /


Publicada em: 10/05/2016 16:59 - Atualizada em: 10/05/2016 22:17
Sthéfanie Tiele, uma atleta de Lavras que está se destacando em Dubai
Ela é lavrense, tem 23 anos, tem 1,90 de altura e projeta o nome de Lavras para o Brasil e para o mundo, ela é uma atleta do vôlei que tem brilhado nas quadras dos Emirados Árabes

A jogadora esteve na Redação do Jornal de Lavras (Foto: Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Ela é lavrense e se destacou no vôlei, já jogou no Finasa Osasco, no Macaé Esporte, no Minas Tênis e São Bernardo. Fez carreira no exterior e jogou e se destacou na Alemanha, Turquia, Indonésia e agora joga nos Emirados Árabes, em Dubai, ela joga no Sharjah Ladies Club, uma equipe que pertence a uma mulher de um sheik. Ela é "fera" na quadra, estamos falando de Sthéfanie Tiele.

Ela está de férias em Lavras para matar a saudade de familiares e amigos e aproveitou para visitar a redação do Jornal de Lavras, onde contou como se adaptou aos estranhos costumes dos Emirados Árabes, onde a disciplina é severa, como por exemplo, quem rouba tem como castigo a amputação da mão. Sobre isso, Sthéfanie disse que a segurança naquele país é uma coisa extraordinária, disse que pode circular por qualquer parte de qualquer cidade ostentando jóias e dinheiro, que não tem nenhum perigo de ser assaltada.

Ainda sobre os costumes, ela contou que quando joga para uma plateia formada só por mulheres, as jogadoras usam shorts e camisetas, mas quando o jogo é para uma plateia mista ou formada por homens, o uniforme é bem diferente: elas jogam com camisa de manga comprida e calça comprida e as jogadoras do mundo árabe são mais radicais ainda, elas jogam com véu islâmico, um pano que muitas muçulmanas usam para ocultar pelo menos parcialmente o rosto e às vezes também o corpo, o que se inscreve em tradições que datam antes do próprio Islã. Sthéfanie disse que hoje, ela compreende bem o comportamento das mulheres de lá, disse que já se adaptou.

Sua altura, 1.90m, é que chama a atenção dos árabes, disse que durante os jogos é muita exigida por causa disso, todas as jogadas normalmente passam por ela. Nas ruas, quando está passeando ou fazendo compras, por ser uma atleta conhecida naquele país, é muito assediada por fãs do esporte, sempre é solicitada a tirar uma selfie ou então pousar ao lado das pessoas ou grupos para registrar o momento.

Disse que naquele país um atleta ganha bem mais que no Brasil ou até mesmo na Europa e contou que vai disputar uma temporada agora em que as medalhas são cunhadas em metais preciosos: a medalha de ouro, por exemplo, será de ouro maciço e a de prata, de prata maciça. O ouro, por sinal, é muito comercializado em Dubai, segundo Sthéfanie, existem lojas especializadas e que comercializam peças de ouro que as vezes chegam a pesar até um quilo, como correntes e outros. O ouro é condição de status.

Apesar de tudo isso, Sthéfanie quer voltar a jogar no Brasil, ela estuda uma proposta de uma grande equipe paulista, mas antes vai voltar para Dubai onde vai disputar uma temporada. Segundo ela, existe também uma proposta de um clube europeu, um clube português. "Ainda não decidi nada", disse.

Sthéfanie Tiele tem em seu histórico esportivo títulos como: bi-campeã sul-americana pela seleção brasileira de base, de campeã mundial e de vice-campeã mundial pela seleção brasileira, 1º lugar no Campeonato de Federações dos Emirados Árabes, 3º lugar no Campeonato dos países Árabes e outros títulos regionais.

Ela se orgulha de ter influenciado um primo, Douglas Henrique, que se espelhou nela e se tornou um jogador de vôlei de expressão. Ele ainda é muito jovem, mas joga em Jundiaí (SP). Sobre o esporte em Lavras, Sthéfanie disse que acompanha de longe as notícias da cidade, conhece o trabalho do professor Fernando Oliveira, na Universidade Federal de Lavras (Ufla), sabe das tradições dos clubes da cidade, mas lamenta a falta de incentivo e de patrocínio para o esporte, sobretudo para o vôlei.

Questionada sobre a razão de sua vontade de voltar para o Brasil, ela deixou escapar que tem uma razão especial além da família: o seu namorado, que também é atleta. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras