Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 06/04/2016 23:31 - Atualizada em: 07/04/2016 11:01
H1N1: Prefeito de Lavras recorre ao Estado
Depois dos prefeitos de Campo Belo e Nepomuceno, Silas recorre ao Estado e pede antecipação da data de vacina em Lavras

Prefeito Silas Costa Pereira, que recorreu, na tarde de hoje, a Secretaria de Estado de Saúde pedindo antecipação da campanha de vacinação contra H1N1 em Lavras (Foto ilustrativa: Ascom/PML)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Lavras está em alerta em relação ao risco de contaminação pela gripe H1N1, não apenas Lavras, mas toda região do Sul de Minas, devido à proximidade com São Paulo. Aquele estado já registrou 372 casos da doença, com 55 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde.

A preocupação dos moradores de Lavras são com os casos em Nepomuceno e Campo Belo: em Nepomuceno, a morte de um homem de 63 anos pode ser o terceiro caso de óbito associado à gripe na cidade em apenas duas semanas. Os números oficiais no estado, de acordo com o Ministério da Saúde, são de três pessoas contaminadas, das quais duas morreram. No país, são 444 registros da doença e 71 óbitos neste ano. Em 2015, foram 36 mortes.

Os casos em Nepomuceno levaram o prefeito Marcos Memento a decretar estado de emergência. Memento pediu ao governo estadual o envio urgente de vacinas, além disso, contratou pessoal para atuar na limpeza urbana e também em ações preventivas. Segundo ele, o governo de Minas já acenou com liberação de recursos financeiros destinados à prevenção.

Em Lavras há uma suspeita de morte provocada pela gripe, um caso foi confirmado e outros 10 estão sob investigação. Em Varginha tem um caso suspeito e em Guaxupé são quatro suspeitas da gripe, com duas mortes.

Em Campo Beloocorreram dois óbitos associados à H1N1, as mortes estão sendo investigadas. Um advogado, de 38 anos, morreu no sábado. Uma adolescente, de 16, faleceu na quinta-feira passada. Por meio de nota, a prefeitura daquela cidade informou que notificou o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde para que antecipem o envio de vacina. Os prefeitos de Campo Belo e Nepomuceno agiram rápido e já foram atendidos pelo Governo do Estado.

Na tarde de hoje, quarta-feira, dia 6, a assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lavras, através de nota, afirmou que a "Prefeitura está tomando as providências para impedir o aumento do número de notificações da gripe no município". Ainda de acordo com a nota, "o prefeito Silas Costa Pereira e José Mourão Lasmar, secretário de Saúde, encaminharam em Belo Horizonte à Fausto Pereira dos Santos, secretário de Estado de Saúde, o pedido da antecipação da campanha de vacinação contra a H1N1, prevista para ter início no dia 30 de abril. O pedido também foi encaminhado à Assembléia Legislativa, para que os deputados possam interceder junto à Secretaria de Estado da Saúde e também ao Ministério da Saúde, em Brasília".

 

Nota da redação

Na nota distribuída à imprensa sobre as providências tomada hoje em Lavras, oito dias depois da morte de uma pessoa em Lavras com suspeita de H1N1 e da confirmação de um caso, o prefeito Silas Costa Pereira tomou providências, seguiu os passos de seus colegas Richard Miranda, prefeito de Campo Belo, e Marcos Memento, prefeito de Nepomuceno e recorreu a Secretaria de Estado de Saúde, pedindo ajuda na antecipação da campanha de vacinação em Lavras.

A mesma nota afirma que o prefeito Silas também enviou um ofício a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pedindo que os deputados intercedam junto a Secretaria de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde, em Brasília, para reforçar o seu pedido.

É lamentável a atitude tomada pelo prefeito Silas Costa Pereira, ele colocou as questões políticas e partidárias na frente da saúde dos lavrenses, ele poderia deixar de lado o orgulho e "cortar caminho" solicitando ao deputado Fábio Cherem, que representa o povo de Lavras, para interceder diretamente ao secretário Fausto Pereira dos Santos e até ao governador Fernando Pimentel.

Silas deveria entender que com saúde pública não se brinca, não se faz política em casos como esses, se ele deixasse o orgulho e a vaidade de lado, poderia ter resolvido a questão antes mesmo dos prefeitos de Nepomuceno e Campo Belo. Talvez o prefeito Silas desconheça, mas quem levou o prefeito Richard Miranda até o gabinete do secretário Fausto Pereira dos Santos, foi o deputado Duarte Bechir, o parlamentar que representa aquela cidade.

Saúde é coisa séria, não se brinca com a saúde do povo, fazer politicagem num momento desses pode custar caro e vidas humanas correm riscos. Em casos de epidemia ou a eminência de, não se pode esconder informações, não se pode fazer politicagem, tem de agir com responsabilidade acima de tudo.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras