Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 04/04/2016 14:30 - Atualizada em: 04/04/2016 19:41
Associação Cultural "Padre Bernardo", um projeto premiado e apoiado por Furnas
Projeto com o apoio de Furnas Centrais Elétricas está ganhando força e beneficiando toda a região

Projeto já ganhou prêmios, foi reconhecido e tem o apoio de empresas

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Povos do mundo todo já produziam música muito antes do surgimento das primeiras orquestras, elas surgiram em cerimônias religiosas ou festivas, essas primeiras músicas, de diferentes culturas, nos influenciam até os dias atuais. A música exerce influência até mesmo no nosso comportamento e pode até mesmo escrever nossa história.

Existem muitos relatos de pessoas que passaram a trilhar outros caminhos influenciados pela música, não é exagero dizer que a música salva vidas e reescreve histórias. As oportunidades surgem com escolas de músicas, como a Associação Cultural "Padre Bernardo", em Itutinga.

Inicialmente conhecida como Projeto Jovens e Violões da Cidade de Itutinga, iniciou suas atividades no ano de 2001 com 128 alunos através de parceria entre os voluntários do Projeto ASIN (Ações Sociais Integradas) da Cemig e do corpo discente da escola estadual Jaime Ferreira Leite, com o objetivo de fomentar a integração dos alunos ao ambiente escolar através do ensino da música. As aulas eram ministradas na escola. O projeto contava, na época, com um efetivo de oito voluntários para o desenvolvimento de todas as atividades correlatas e fins.

Em 2005 foi instituída então a Associação Cultural "Padre Bernardo" com o intuito de expansão das atividades do projeto, incluindo outras vertentes culturais além do ensino do violão, sendo que nos dias atuais conta com aulas de dança, hip-hop, violão, violino, flauta, teatro, canto, esportes, desenho, pintura e Lyan Gong.

No mesmo ano de sua criação foi redigido o estatuto social da organização, entretanto não foi evidenciada em seu teor a missão organizacional. Contudo, no artigo 3º está disposto a finalidade em dezesseis incisos que visam a promoção do ensino através de práticas culturais; integração social; desenvolvimento econômico, social, educacional e cultural da região; e conscientização ambiental.

Em 2006 vem o reconhecimento, o projeto foi agraciado com o Troféu Assis Chateaubriand da TV Alterosa SBT no III Fórum Regional de Responsabilidade Social da Unifenas, pelo Projeto Jovens e Violões. Mas o maior prêmio para seus idealizadores foi ver que três de seus alunos do projeto inicial, com incentivo do projeto, avançaram nos estudos das artes e se formaram no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, no município de São João del-Rei, e hoje integram o quadro de efetivos daquela instituição.

Atualmente, o projeto conta com sede própria locada, 11 funcionários e 1 voluntário. Além do corpo técnico, conta com 8 voluntários que compõe a diretoria da associação. O financiamento das atividades é feito através da captação de recursos com a iniciativa privada, sociedade civil, Prefeitura e Câmara Municipal de Itutinga. Atua com idosos, jovens e adultos e crianças a partir de 3 anos de idade, totalizando em média o atendimento de 629 pessoas, pertencentes aos municípios de Carrancas, Itutinga e Itumirim, através da realização de cinco programas distintos.

Em 2015, a Associação Cultural Padre Bernardo foi contemplada pelo Programa Eletrobrás Furnas Social, que tem por finalidade o apoio às ações sociais capazes de promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores de comunidades menos favorecidas situadas nos municípios onde Furnas possui suas instalações (usinas, reservatórios e bacias hidrográficas correspondentes, subestações, escritórios e linhas de transmissão), bem como locais onde a Empresa tenha concessão para implantação de novos empreendimentos. 

O Programa promove a inclusão social, da cidadania e dos direitos e assegura um efetivo retorno institucional a Furnas, consolidando a imagem de uma empresa socialmente responsável.

Com o valor despendido, foram adquiridos instrumentos musicais, assim como encordoamentos e empalheiras, componentes destes, estantes para partituras, equipamentos e materiais para apresentação, para as oficinas de teatro, música e o ensino de instrumentos musicais.

Com este recurso torna-se possível a continuidade dos serviços prestados a população usuária da Associação Cultural Padre Bernardo, assim como a ampliação de sua atuação à comunidade.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras