Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 04/04/2016 09:10 - Atualizada em: 04/04/2016 14:33
Alerta: mosquitos já estão transmitindo 37 tipos de vírus no Brasil
Os mosquitos estão se adaptando e se modificando, com isso, colocando em risco a vida de todos nós

Instituto Evandro Chagas, referência em doenças tropicais em todo o mundo (Foto da Sede do Centro de Memórias do Instituto, no Pará)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Os lavrenses têm agora mais uma razão muito forte para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. Ou melhor, uma razão não: 37 razões, isso porque após o zika vírus surpreender com sua rápida disseminação e possível associação com a microcefalia, especialistas brasileiros alertam para os riscos de outras doenças virais transmitidas por mosquitos, as chamadas arboviroses.

De acordo com o Instituto "Evandro Chagas", nas últimas décadas, mais que dobrou o número de arbovírus catalogados no Brasil. O Instituto "Evandro Chagas" é referência em medicina tropical e, de acordo com seus cientistas, já circulam no território nacional 210 arbovírus, ante 95 na década de 1980. Pelo menos 37 são capazes de provocar doenças em humanos e três deles chamam a atenção por já terem causado pequenos surtos em áreas urbanas.

Uma delas é a febre do Mayaro, doença com sintomas parecidos com os da chikungunya e transmitidos por mosquitos do gênero Haemagogus, mesmo vetor da febre amarela silvestre. A arbovirose já foi registrada em vários Estados do Norte e Centro-Oeste. Os mais recentes dados epidemiológicos disponíveis no site do Ministério da Saúde mostram que, entre dezembro de 2014 e junho de 2015, foram 197 notificações distribuídas por nove Estados.

O preocupante é que o mosquito Aedes aegypti também pode ser vetor de algumas dessas doenças. O combate ao mosquito deve ser cada vez mais encarado com seriedade pela população antes que a situação fuja do controle.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras