Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 29/03/2016 14:51 - Atualizada em: 29/03/2016 22:25
Mamógrafo do Governo de Minas está na região
Caminhão da Mamografia do Governo de Minas está atendendo a população de Luminárias

Unidade Móvel de Mamografia está estacionado no centro de Luminárias atendendo a população daquela cidade. (Foto: Secretaria de Saúde)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A unidade volante de saúde do Governo de Minas, conhecida como Caminhão da Mamografia, está na região. Atendendo uma solicitação da Prefeitura de Luminárias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a unidade, um caminhão totalmente preparado para realizar as mamografias está naquela cidade realizando 50 exames por dia. A unidade permanecerá naquela cidade até sexta-feira e o objetivo é realizar 250 exames de mamografias.

As Agentes Comunitárias de Saúde já realizaram um pré levantamento e os exames já foram previamente agendados. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Marcos, o objetivo é zerar a demanda de exames de câncer de mama do município. "O caminhão com mamógrafos é uma parceria do município com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Os exames que serão realizados gratuitamente são específicos para as mulheres acima de 50 anos" disse.

A mamografia é a radiografia da mama que é capaz de mostrar lesões em fase inicial e até muito pequenas (milímetros) e assim, permite a detecção precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o exame é realizado em um aparelho de raio X apropriado, o mamógrafo. Nesse aparelho, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável.

Em Minas Gerais o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão ligado ao SUS, para o estado em 2014 apontavam que eram esperados 5.210 novos casos da doença, uma taxa bruta de incidência de 49,17 para cada grupo de 100 mil mulheres mineiras. O Registro Hospitalar de Câncer do estado demonstrou que em 2013, 4.905 mulheres mineiras fizeram a primeira consulta por câncer de mama. A taxa de mortalidade feminina por câncer de mama em Minas, estimada pelo INCA em 2013, é de 11,37 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres do mundo e a primeira causa de mortes por câncer feminino no Brasil. O diagnóstico precoce é essencial para se garantir a detecção da doença em seu estágio inicial, aumentando em mais de 90% o sucesso do tratamento.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras