Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 28/12/2010 16:04 - Atualizada em: 02/11/2011 11:55
Lavras ganha amanhã, a sua segunda UTI Neonatal
Direção da Santa Casa inaugura sua UTI Neonatal na quarta-feira, às 19h, com a presença de autoridades e convidados.

     

        Santa Casa de Lavras, que inaugurará sua UTI Neonatal na quarta-feira, dia 29

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Santa Casa de Lavras inaugura na quarta-feira, 29, sua Unidade de Tratamento Infantil (UTI) Neonatal, o segundo da cidade. Já há alguns anos, Lavras vem se tornando referência em diversas áreas, como saúde, educação e segurança, isso graças ao trabalho da iniciativa privada e do poder público. Nas áreas da educação e da segurança podemos afirmar, sem medo de errar, que temos uma das melhores universidades do Brasil, a Ufla, também o Centro Universitário (Unilavras). Na segurança Lavras é a cidade mais segura de todo o Sul de Minas, segundo constatou a Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa.

A saúde é uma das áreas que mais tem recebido investimentos nos últimos anos, para se ter uma idéia, hoje cirurgias do coração, como colocação de pontes de safena, marca-passo, stent e outras cirurgias de alta complexidade, podem ser realizada em Lavras, tanto na Santa Casa quanto no Hospital Vaz Monteiro, duas instituições que são referências na área da saúde no Sul de Minas.

Lavras é uma das poucas cidades brasileiras que atingiu o índice de mortalidade infantil estabelecido pela ONU, isso ainda na década de 80. Esta semana, mais uma UTI Neonatal será inaugurada em Lavras, isso reduz ainda mais a mortalidade infantil. Uma UTI Neonatal é um setor que deve atender os recém-nascidos com assistência humanizada e de qualidade, com equipamentos específicos, recursos humanos especializados e serviço médico e de enfermagem 24 horas.

As crianças, principalmente os prematuros, estão expostos a uma série de problemas - quanto menor o período de gestação, maiores são as chances de uma criança ter complicações, como de ordem respiratórias, hemorragias intracerebrais (dentro do cérebro), infecções que podem ocasionar a morte ou conseqüências no desenvolvimento psicomotor, intelectual e emocional no futuro. Muitos necessitam de tratamento intensivo e internação por longo período.

A incubadora fornece um ambiente onde mantém a temperatura constante, deixando o ambiente neutro e mais tranqüilo possível. E a assistência está cada vez mais humanizada, tentando dar mais qualidade de vida ao bebê associado à sua sobrevivência. Muitos bebês, quando estão com suas funções estáveis, ficam em contato pele a pele com sua mãe que fazem o papel, ainda melhor, da incubadora.

Serão 12 leitos que serão inaugurados, sendo 10 deles credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A UTI Neonatal da Santa Casa é formada por uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, fisioterapeutas, psicóloga e assistente social. 

A alta do bebê da UTI Neonatal só ocorre quando ele está estável em suas condições clínicas, com ganho de peso e de tamanho, e conseguindo sugar bem. Somente assim ele deixa a UTI, podendo sair direto para os braços da mãe.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras