Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 28/12/2010 00:23 - Atualizada em: 28/12/2010 13:32
Solenidade da Esquadrilha da Fumaça teve comitiva de Lavras - veja fotos e vídeo
Uma das solenidades mais marcantes da Força Aérea Brasileira, restrita a poucos: a passagem de comando do Esquadrão de Demonstração Aérea, a "Esquadrilha da Fumaça".

     

A passagem de liderança do EDA é feita nos ares: seis pilotos em vôo comandados pelo tenente coronel aviador José Aguinaldo de Moura de dorso retira-se da formação, dando lugar ao tenente coronel Wagner de Almeida Esteves, que tomou posição de liderança na equipe. Em seguida, o líder substituído da Esquadrilha realizou as manobras de despedida

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Esquadrilha da Fumaça, a elite da Aeronáutica Brasileira, que é o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, troca o comando de dois em dois anos e é uma das cerimônias mais bonitas da aeronáutica. Este mês o tenente coronel aviador José Aguinaldo de Moura se despediu de seus comandados, passando a honrosa função de Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) ao tenente coronel aviador Wagner de Almeida Esteves.

A cerimônia de passagem de comando, restrita ao efetivo e convidados especiais, foi realizada no dia 17 de dezembro, no Hangar 3 da Academia da Força Aérea, sede do Esquadrão. Entre os convidados estão familiares dos pilotos, autoridades civis e militares e amigos especiais da Esquadrilha da Fumaça.

Entre os amigos da Esquadrilha da Fumaça estão os lavrenses ligados a aviação em Lavras. A Esquadrilha da Fumaça sempre teve um carinho especial com Lavras, prova disso é o número de vezes que a elite da Força Aérea já se apresentou nos céus da cidade.

Uma comitiva de lavrenses foi até Pirassununga (SP), no "Ninho das Águias", assistir a passagem do comando, um momento de muita emoção, já que a passagem é feita no ar, bem ao estilo dos pilotos dos Tucanos da Força Aérea. Sob os olhares de dezenas de convidados de todo o Brasil, os lavrenses Valério Antônio Júlio, Faissal Emílio Dabien Haddad e Mário Lúcio Fonseca, todos ligados a aviação em Lavras e ao Aeroclube, tiveram a oportunidade rara de assistir, ao vivo, esta que é uma das solenidades mais importantes da Aeronáutica.

O comandante José Agnaldo de Moura deixou o comando da Esquadrilha da Fumaça e assumiu a Divisão de Planejamento do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), dando prosseguimento a sua carreira na Força Aérea Brasileira.

Também deixaram a Esquadrilha da Fumaça os pilotos: capitão aviador Ricardo Felzcky, o major aviador Gil Eduardo Lima e Silva, o oficial especialista em aviões major Mauro Massahiro Okabayashi, a oficial de comunicação social do Esquadrão de Demonstração Aérea tenente Eveline Angélica Cunha Rotter e os mecânicos, conhecidos como "Anjos da Guarda": sub-oficial Ivo Costa Seelig, sub-oficial Roberto D'Ângelo Lopes e o segundo sargento James Henrique da Silva.

A importância da solenidade, que se repete a cada dois anos, pode ser medida pela importância daqueles que presidem o evento: major brigadeiro do ar Antônio Franciscangelis Neto, chefe do Gabinete da Aeronáutica, e pelo brigadeiro do ar Roberto Carvalho, comandante da Academia da Força Aérea.

 

     

Chegada ao solo do comandante que deixou o comando da Esquadrilha da Fumaça; ele é recebido por autoridades e oficiais da Força Aérea

 

     

Mário Lúcio Fonseca, do Aeroclube de Lavras, entrega ao comandante que deixou a Esquadrilha da Fumaça uma placa de prata em nome de todos os lavrenses

 

Este é um clipe gravado pelo músico e intérprete Waldonys e Esquadrilha da Fumaça em Pirassununga SP, em 2009, Direção Pedro Brasil, Cameras Marcus Vinicius e Edilson Freire, Fotos de Ricardo Beccari. Editado e Finalizado em Fortaleza Ce. HD Produções

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras