Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 29/02/2016 10:57 - Atualizada em: 29/02/2016 21:40
Um marco na história da educação em Lavras: banca do CESEC
Uma oportunidade para quem não conseguiu concluir o ensino fundamental e médio

Mesa formada com o diretor da escola, professor João Bosco Alves, que encampou a ideia, deputado Fábio Cherem, vereador João Paulo Felizardo, superintendente de ensino Sueli Tavares e as representas do Cesec Lidiane Heloísa Said e Luzia Alves. Fotos: Jornal de Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O deputado Fabio Cherem participou na sexta-feira, dia 26, do lançamento da Banca Itinerante de Avaliação do Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC), numa solenidade realizada na escola estadual "Cristiano de Souza", a solenidade reuniu centenas de pessoas, elas testemunharam um fato marcante na história da educação de Lavras, a cidade foi a primeira de Minas Gerais a receber uma banca examinadora itinerante.

O pedido para que Lavras fosse beneficiada com uma banca do CESEC foi uma iniciativa do vereador João Paulo Felizardo, que apresentou a proposta à superintendente regional de Ensino de Campo Belo, professora Sueli Tavares, e posteriormente à Secretaria de Estado da Educação (SED), em Belo Horizonte, que a principio se posicionou contrária ao projeto, decisão revertida a partir do trabalho do deputado Fábio Cherem junto ao órgão estadual, que acabou autorizando a instalação da Banca Itinerante de Avaliação na cidade através de ofício, da Diretoria de Jovens e Adultos, datado de 23 de novembro de 2015.

Em seu pronunciamento aos presentes, o parlamentar lavrense Fábio Cherem destacou a força de vontade e a garra de todos os jovens, senhores, mães e pais de família presentes ao evento por acreditarem em um futuro melhor através da capacitação. "Me lembro das palavras de Chico Xavier, que dizia que ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, recuperar oportunidades perdidas, mas todo mundo pode continuar acreditando em fazer uma nova história", disse.

O deputado lavrense falou também da importância de ter companheiros de luta no estado, como a professora Sueli Tavares e o vereador João Paulo Felizardo, que trabalharam juntos para mais essa conquista para Lavras, sem se esquecer das representantes do CESEC de Campo Belo, Lidiane Heloísa Said e Luzia Alves, presentes ao lançamento da Banca Itinerante de Avaliação na cidade. "Sozinho não conseguimos fazer nada. É importante que a nossa semente seja jogada em terreno fértil, que seja produtivo. É uma satisfação estar aqui hoje, junto com os meus companheiros, com o Governo do Estado, trazendo mais esse importante serviço para a população de Lavras e da região. Meu tesouro é essa oportunidade que vocês me dão de ser útil e de fazer com que este trabalho da vida pública valha à pena", frisou Fábio Cherem.

O Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) é uma escola de educação de jovens e adultos mantida pelo Governo de Minas Gerais, com certificado válido em todo o território nacional. A Banca Permanente de Avaliação é um dos serviços que o CESEC oferece para as pessoas que por alguma razão interromperam os estudos e buscam recuperar o tempo perdido, seja para prosseguir com os estudos, seja para participar de concursos, seja para ter mais chances no mercado de trabalho.

A partir de agora, os interessados em conseguir a certificação tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio não precisarão mais se deslocar até Campo Belo, sede da Superintendência Regional de Ensino e do CESEC "João de Oliveira Barbosa", para realizar os exames, bastando que ele procure pelo serviço na escola estadual Cristiano de Souza, no de bairro Nova Lavras, e apresente a documentação necessária para a realização dos exames. Nesta primeira etapa, as inscrições vão até o dia 15 de março, com uma previsão de mais de 800 candidatos inscritos para fazer as provas.

As provas para o Ensino Médio, os conteúdos são os mesmos exigidos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), ou seja, Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Cada uma das quatro provas tem 44 questões, além da Redação, e para conquistar a certificação o aluno precisa conseguir no mínimo 50% de acerto (22 questões) em cada prova. Caso o aluno não alcance a média em alguma das áreas, ele pode repetir o exame naquela prova específica até que consiga a pontuação necessária tantas vezes quanto precisar, respeitando um prazo mínimo de 15 dias entre as provas.

Os candidatos podem também prestar o exame com base no Aproveitamento de Estudos, ou seja, presta exame apenas nas matérias nas quais ficou devendo. Para o Ensino Fundamental, os alunos devem apresentar o Histórico Escolar, e para o Ensino Médio, as notas do Enem. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras