Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Esporte /


Publicada em: 23/12/2010 15:56 - Atualizada em: 24/12/2010 00:56
Atletismo de Lavras é destaque no Brasil e no Exterior
Lavras volta ao cenário de destaque no mundo do atletismo, isso graças a um projeto desenvolvido na Universidade Federal de Lavras (Ufla).

     

        Atletas Cria Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Depois de quase 40 anos, após as carreiras vitoriosas dos atletas Edmilson Chitarra, Alfredo Scheidt, família Souza e outros, o atletismo lavrense voltou a se destacar em campeonatos nacionais e internacionais. Este ano foi marcado pela conquista de várias medalhas, o que garante à cidade lugar nas principais competições de 2011.  A seguir, você acompanha as conquistas das equipes do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo de Lavras (Cria), em 2010.

Medalha no sulamericano de Lima, no Peru: a estudante bolsista do NDE/Ufla, Althiene dos Santos, moradora do Bairro Alterosa, venceu o pentatlo nas Olimpíadas Escolares em Fortaleza/CE e bateu o recorde da competição. A vitória deu a ela a oportunidade de competir nos XVI Jogos Sulamericanos, em Lima, no Peru. A atleta não decepcionou e voltou com a medalha de bronze. Althiene superou em quase 300 pontos sua marca nacional e pode ser convidada para um dos centros de treinamento da Confederação Brasileira de Atletismo.

Outra atleta que vem se firmando na carreira é Sarah Carolina, de 13 anos. Ela também foi a Lima, chegou à semifinal dos 80 metros com barreiras e já garantiu vaga para a seleção nacional, no próximo ano. A atleta ficou em 4º lugar na corrida de revezamento brasileiro dos 5m x 80m. Já no salto em altura é Jenifer Nicole quem fez bonito. Ela foi a quarta colocada, ultrapassando todas as alturas na primeira tentativa.

Campeões em Varginha: o Festival de Atletismo de Varginha foi o evento inicial da equipe de atletismo de Lavras. Competindo desde 2008, a equipe já conquistou 45 medalhas (12 de ouro) e marcou a evolução do grupo, agora respeitado e considerado um dos melhores do país.

Lavínea Cassiano, do Bairro Nova Lavras, foi a revelação do atletismo lavrense para as provas de velocidade e saltos. Depois de ser campeã mineira pré-mirim dos 150 metros rasos, ganhou a corrida de 60 metros de forma espetacular.

Medalhas no brasileiro, em Goiânia: em Goiânia, Althieres dos Santos, de 16 anos, foi medalha de prata na prova do octatlo, além de ficar em quarto lugar no revezamento medley. O atleta é recordista mineiro e faz parte da elite nacional da categoria. Althieres é considerado um dos mais promissores atletas para 2016.

Paulo Henrique da Silva, de 15 anos, mostrou porquê várias equipes querem contratá-lo. Ele ficou em sétimo lugar nos 110 m com barreiras. No salto em distância, ficou na 5ª colocação. Na classificatória, ele saltou 6,7m e virou líder nacional da categoria mirim.

Já a velocista Ana Flora de Paula foi finalista nos 200m e medalhista de bronze no revezamento medley. Cria Lavras participa das finais do Circuito Paulista de Atletismo.

Trinta e três atletas da equipe de Lavras participaram da final do Circuito Paulista Caixa de Atletismo Mini, Pré-Mirim, Mirim e Menores. Desfalcada dos atletas que representavam a cidade nas Olimpíadas Escolares e Jogos Sulamericanos, a equipe foi montada somente com os atletas iniciantes. Os destaques da equipe trouxeram para casa 12 medalhas (2 ouro, 6 prata e 4 bronze). Kathelyn Nayara, do Bairro Lavrinhas, fez o melhor tempo do país em sua categoria e terminou a competição em segundo lugar.

Ribeirão Vermelho terá grupo de atletismo a partir de cooperação com o Cria Lavras. O Cria Lavras está aberto a todas as cidades da região. Prova disso foi a parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Vermelho e o grupo lavrense, que já realiza a seleção dos talentos da cidade vizinha. O projeto foi impulsionado pelo desempenho de Everton Soares que, com 15 dias de treinamento, foi vice-campeão estadual dos 1500 metros.

Seleção de talentos para o atletismo em Machado. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Machado, o Cria realizou uma atividade de Mini-atletismo, na Escola Estadual Iracema Rodrigues. Cerca de 580 jovens, entre nove e dezessete anos de idade, participaram do evento. Esta foi a primeira etapa de uma ação voltada para a busca de talentos, em Machado, que visa a criação de uma equipe competitiva na cidade. Aproximadamente 30 jovens com talento para o atletismo já foram identificados. A equipe da Ufla realizará o refinamento da seleção inicial, à partir de avaliações de maturação sexual e potência muscular.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras