Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 21/12/2010 20:12 - Atualizada em: 02/11/2011 11:33
Ufla: Índices agrícolas apontam situação favorável para economia rural
Este ano de 2010 foi favorável para a produção de grãos, principalmente milho e feião, segundo Universidade Federal de Lavras.

     

        Foto ilustrativa

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Pesquisa do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/Ufla), com base no levantamento mensal dos Índices de Preços Agrícolas, chegou à conclusão de que, em 2010, os custos para produzir no setor agrícola, ficaram abaixo, em média, dos preços pagos ao produtor rural pela venda de seus principais produtos. Ou seja, o produtor rural obteve melhoria de renda, no cálculo do quanto ganhou com a venda dos seus produtos e do que gastou para produzir.

A situação vivenciada pela agropecuária neste ano é o oposto do que ocorreu no ano anterior, quando as estimativas confirmaram queda no faturamento agrícola em 2009.

No acumulado de 2010, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos agropecuários teve alta de 17,66%, enquanto o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agrícolas aumentou em média 0,47%. Esses índices estimam a variação da renda agrícola e o comportamento dos custos de produção do setor, respectivamente.

A pesquisa do DAE/Ufla faz o levantamento mensal de 42 produtos e 187 insumos agropecuários.

Explica o professor Ricardo Reis, coordenador do índice, "que a situação em 2010 foi favorável no setor de grãos, principalmente para o milho e o feijão, com altas de preços na maioria dos meses, cujo acumulado no ano ficou em 63,73%. Já a cotação do café reverteu à tendência de baixa em 2009, com alta neste ano de 24,28%".

E até os pecuaristas tiveram um 2010 melhor, cujo preço pago pelo produto aumentou 6,34% em 2010, considerando a média do preço do leite tipo C e do tipo B.

Já a situação dos hortifrutigranjeiros foi bastante instável em 2010. No acumulado do ano, a média dos preços que compõem este segmento caiu 18,7%. Mas afirma o prof. Ricardo "que esta situação varia muito ao longo dos meses e é altamente dependente do clima. Normalmente no período das chuvas existe a tendência de alta de produtos mais perecíveis, a exemplo do tomate, e na estação do inverso são as folhosas que sentem mais, forçando os preços. E ainda lembra que este ano tivemos um período de estiagem que causou muita instabilidade de preços nas hortícolas, incluindo as frutas".

E a complementa ainda que 2010 foi bastante favorável aos setores das carnes e derivados, tanto para a bovina, quanto a suína e a de frango.

Em dezembro, o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agrícolas aumentou 1,38%, enquanto o Índice de Preços Recebidos (IPR) pelos produtos agropecuários teve variação positiva de 0,44%.

Acreditando que esta perspectiva de 2010 tende a se manter em 2011, muitos produtores rurais estão novamente investindo em tecnologia, recuperando as lavouras perenes, a exemplo dos cafeicultores, e aumentando a área plantada no setor de grãos. E esta decisão já pressionou o setor de sementes e mudas, cuja alta somente em dezembro foi de 13,54%.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras