Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 20/12/2010 00:09 - Atualizada em: 21/12/2010 07:19
Delegacia da Mulher de Lavras em novo endereço
Delegacia Especializada de Atendimento da Mulher (Deam) deixará prédio da 30ª Depol e terá sede própria.

     

        Delegacia da Mulher deixou a 30ª Delegacia Regional e foi para o centro da cidade. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Será inaugurada segunda-feira, dia 20, às 10h, as novas instalações da Delegacia Especializada de Atendimento da Mulher (Deam), na rua Barão do Rio Branco. A inauguração contará com as presenças da prefeita Jussara Menicucci, do delegado Hafez Tadeu Sadi, chefe do 6º Departamento de Polícia Civil, do delegado regional Cleber Pevidor e diversas outras autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

A Delegacia da Mulher era na BR-265, anexa da 30ª Delegacia Regional de Polícia Civil (Depol). A decisão de trazê-la para a região central da cidade, além de facilitar o acesso das pessoas, evitará o constrangimento daquelas que procuram amparo legal - elas não precisam se expor, como era antes, já que na 30ª Depol o movimento é muito grande e muitas mulheres, as vezes, desistiam de denunciar agressões para não ser vista pelas pessoas, sendo na sua maioria, homens.

A titular da Delegacia da Mulher em Lavras, em seu novo endereço será a delegada Bianca Mondaini, ela é de Belo Horizonte e está residindo em Lavras.

A Delegacia da Mulher existe em Lavras há mais de 5 anos e a primeira delegacia da mulher do Brasil foi criada em São Paulo há 25 anos, devido a isso, as leis contra a violência doméstica evoluíram muito. Mesmo assim, sete em cada dez vítimas permanecem ao lado do agressor. Mas algumas mulheres reagem e denunciam.

Mesmo com uma legislação mais rigorosa - a lei Maria da Penha – mulheres continuam apanhando em casa e algumas delas sendo assassinadas. A lei existe, mas falta punição, o processo ainda é lento. Hoje em dia no nosso país demora-se muito, há muito processo e fórum abarrotado. A impunidade é o que leva tantos homens a espancarem e até mesmo a matarem suas próprias esposas, companheiras, namoradas.

Para a polícia, há ainda outros motivos - 70% das vítimas voltam para o agressor, depois que registram boletim de ocorrência e, por isso, não levam o processo até o final e a maioria continua sofrendo agressões.

Minas Gerais tem 853 municípios e apenas 44 Delegacias Especializada de Atendimento à Mulher. As cidades são: Lavras, Formiga, São João del-Rei, Sete Lagoas, Manhuaçu, Teófilo Otoni, Araguari, Muriaé, Montes Claros, Passos, Juiz de Fora, João Monlevade, Pirapora, Poços de caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Governador Valadares, Pedro Leopoldo, Belo Horizonte, Curvelo, Betim, Janaúba, Barbacena, Santa Luzia, Ituiutaba, Pará de Minas, Três Corações, Ribeirão das Neves, Vespasiando, Ipatinga, Conselheiro Lafaiete, Leopoldina, Patos de Minas, Divinópolis, Contagem, Itajubá, Uberaba, Bom Despacho, Diamantina, Itaúna, Santos Dumont, Patrocínio, Uberlândia e Venda Nova.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras