Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 14/01/2016 22:51 - Atualizada em: 15/01/2016 12:09
Ubá e Curvelo registram os dois primeiros casos de zika vírus em Minas Gerais
Dois casos de zika vírus confirmados em Minas, outros 17 casos são investigados em 12 municípios mineiros

Coletiva do superintendente de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Rodrigo do Carmo Said. Foto: Marcelo Santana 

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

As autoridades de saúde de Minas Gerais estão preocupadas com o surgimento de dois casos de zika vírus no Estado, a informação foi divulgada hoje, quinta-feira, dia 14. Os casos surgiram nas cidades de Ubá, na Zona da Mata, e Curvelo, na Região Central do Estado. Outros 17 casos com suspeita de zika vírus são investigados em 12 municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte. 

As informações foram repassadas pelo superintendente de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Rodrigo do Carmo Said, durante entrevista coletiva concedida hoje em Belo Horizonte. Ele explicou que o bebê de Curvelo nasceu com o perímetro da cabeça com 32 centímetros, o que o enquadra no protocolo de microcefalia, mas salientou que a criança também nasceu prematura, e por isso, será observada a partir de agora, para saber se a condição será confirmada ao longo do seu desenvolvimento. Já a gestante de Ubá possui o zika vírus, mas não é possível saber, até o momento, as condições de saúde do bebê.

A preocupação é que agora já existe a certeza de que o zika vírus está circulando em Minas Gerais. Rodrigo Said pediu atenção redobrada e colaboração para combater o vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti. Ele acrescentou ainda que a SES já se reuniu com as prefeituras de Ubá e Curvelo para discutir medidas de precaução. No entanto, apesar da constatação dos dois casos no estado, não foi apresentada pela SES nenhuma nova ação de combate.

Em Lavras, segundo o secretário Municipal de Saúde, José Mourão Lasmar, não existe nenhum caso de zika vírus sendo investigado, mas Mourão confirmou o primeiro caso de dengue na cidade este ano. Ele falou também de sua preocupação com a propagação do vetor no município e pediu que a população se empenhasse no combate aos possíveis criadouros do mosquito. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras