Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 07/01/2016 15:47 - Atualizada em: 08/01/2016 09:54
Prefeitura de Lavras foi multada em R$ 130 mil por causa do lixão
Autoridades ambientais multaram Prefeitura de Lavras por desrespeito e agressão ao meio ambiente

Lixão descontrolado denunciado por reportagem do Jornal de Lavras provocou autoridades ambientais que multaram a Prefeitura. Foto: Jornal de Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Depois da divulgação no Jornal de Lavras da matéria referente ao lixão de Lavras que estava sem controle e invadido a estrada que dá acesso ao bairro de Ityrapuan, a Polícia Ambiental esteve no local, registrou um boletim de ocorrência e lavrou um auto de infração que foram encaminhados ao Ministério Público Estadual, a Polícia Civil e outros órgãos de defesa do meio ambiente.

Os políticos que fazem as leis, mas, na prática, muitas vezes eles não andam no compasso das leis, um exemplo disso é a destinação do lixo urbano nas cidades brasileiras. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determinou que até 2 de agosto de 2014 os lixões a céu aberto deveriam ter sido completamente substituídos por aterros sanitários.

Apesar da exigência da lei, isso não foi cumprido em muitas cidades brasileiras, e Lavras é uma delas: o lixão de Lavras, é um desafio para as autoridades e elas ignoram, cria paliativo, inventam histórias e o tempo vai passando e o lixão continua, porém, cada vez se agravando mais, degradando o meio ambiente.

A administração municipal deixou a questão dos resíduos esquecida na gaveta da burocracia, pior é não investir na educação ambiental dos cidadãos. Lavras hoje é seguramente uma das cidades mais sujas de Minas. Não existe colaboração das pessoas, que jogam o lixo na rua sem o menor constrangimento e o serviço de limpeza urbana de Lavras é deficitário e na grande maioria da mancha urbana da cidade ele é inexistente.

Agora, depois da divulgação das fotografias e da informação de que o lixão de Lavras tinha perdido o controle e invadido a rodovia que dá acesso ao bairro de Ityrapuan, a Polícia Ambiental multou a Prefeitura de Lavras em R$ 130 mil, por descumprir a lei federal.

Na Secretaria Municipal de Meio Ambiente a informação é de que o problema aconteceu devido às chuvas, o que impediu os caminhões de despejarem o lixo no lixão, por isso, ele ficou na estrada. Porém, segundo moradores da comunidade, isso não procede, a empresa responsável pelo maquinário que empurrava o lixo para o lixão, teria abandonado o serviço no final do ano por falta de pagamento.

Sobre essa denúncia, ninguém na prefeitura confirma ou desmente. Na tarde desta quinta-feira, dia 7, a reportagem do Jornal de Lavras tentou entrar em contato com o Procurador do Município, o advogado Marcelo Sabato, a informação era de que ele estaria no Ministério Público numa reunião.

Tentamos falar também com o secretário de Meio Ambiente Cláudio Davide, a informação era de que ele estaria atendendo uma equipe de reportagem de uma emissora regional e depois participaria de um programa de rádio e que no momento não estava na Secretaria.

Entramos em contato com a Secretaria Imprensa, fizemos os questionamentos, a informação era de que tão logo tivesse as respostas entrariam em contato com o Jornal de Lavras.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras