Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 18/12/2010 12:18 - Atualizada em: 19/12/2010 00:29
Um lavrense que faz sucesso na televisão em terras d'além-mar
O programa de televisão de maior audiência em Portugal é produzido por um brasileiro, mineiro, lavrense. Ele está de férias no Brasil e conversou com a reportagem do Jornal de Lavras.

     

Erick Andrade, um lavrense produtor de televisão que faz sucesso em Portugal. Abaixo, Erick e seus pais - Antônio Oscar de Andrade e Maria Inês Rezende Andrade - em visita a sua família. Fotos: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Talvez você nunca tenha ouvido falar do lavrense Erick Andrade, mas em Portugal e na Espanha ele é muito conhecido como o produtor do programa de maior audiência da TV portuguesa, o "5 Para Meia-Noite", um programa diário de entrevistas bem humoradas, que têm a participação de políticos, artistas e pessoas comuns, desconhecidas, mas que rendem uma boa entrevista. Artistas brasileiros já foram entrevistados no "5 Para Meia-Noite", como Lázaro Ramos, Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Fafá de Belém. Erick é hoje, em Portugal e na Espanha, um dos mais respeitados produtores de televisão da Europa.

Você que está lendo esta matéria deve estar imaginando como ele chegou lá. Tudo começou em 1996, quando ele foi para Belo Horizonte fazer Faculdade de Turismo. Nessa época, arriscou-se fazendo teatro. Foi quando surgiu uma oportunidade de emprego: trabalhar na SLU/BH (Serviço de Limpeza Urbana de Belo Horizonte) fazendo peças educativas em escolas e bairros, onde passava a mensagem de manter as ruas limpas e jogar o lixo no lixo. Devido a sua desenvoltura no palco, passou a trabalhar na TV Gari, um canal local, também da SLU.

Com experiência adquirida, pegou as malas e rumou para São Paulo, segundo ele, "com a cara e com a coragem". Foi contratado pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e foi trabalhar na produção do "Jô Soares Onze e Meia". Seu trabalho se resumia em conduzir os convidados do camarim para o estúdio, onde eram gravados os programas. Nessa época também fez figurações em duas novelas: Sangue do Meu Sangue e Colégio Brasil.

Erick percebeu então que não era aquilo que almejava para sua vida. Abandonou tudo e foi para o Rio de Janeiro produzir uma peça de teatro com Marília Pêra. Tendo ficado encarregado de conseguir patrocínio para a peça, ligou para Brasília e conseguiu falar diretamente com o Ministro da Educação. Tal façanha foi conseguida graças a uma  mentirinha: "estou falando em nome de Marília Pêra". O resultado de tudo isso foi um grande patrocínio da Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações).

Nesse período no Rio de Janeiro, fez curso de cinema e de teatro. A Rede Manchete de Televisão gravava a novela "Xica da Silva". Foi quando conheceu o núcleo de artistas portugueses que trabalharam na novela e que o convidaram a "passar alguns dias em Portugal". Isso faz 12 anos. Nunca mais voltou ao Brasil, apenas a trabalho e nas férias.

Em terras portuguesas trabalhou numa produtora NBP, que produzia novelas. Lá foi assistente de produção. Nessa época, trabalhou na produção de "Ídolos". A produtora o encarregou de negociar no Brasil os direitos de "Ídolos", e assim teve a oportunidade de ficar frente a frente com o empresário Silvio Santos. Erick intermediou a negociação com o SBT.

Ele ousou e abriu sua própria produtora. Passou a produzir um programa infantil para a RTP (Rádio e Televisão Portuguesa) e, devido ao sucesso de sua empresa, buscou em Lavras um jornalista recém-formado: Fabrício Botelho, que havia deixado a faculdade havia apenas três meses.

Os dois trabalharam juntos por muito tempo, até que Erick foi convidado por uma produtora espanhola para assumir a direção do programa "5 Para a Meia Noite". Em apenas um ano o programa já ganhou diversos prêmios e, um deles, foi o de melhor programa da TV portuguesa.

O programa "5 Para a Meia Noite" tem cinco apresentadores e cinco entrevistadores, um para cada dia da semana. Cada programa mobiliza 25 pessoas na produção e 50 no estúdio - são 75 pessoas que trabalham diariamente.

O sucesso de Erick em Portugal chamou a atenção da produtora "Cuatro Cabezas", que produz o CQC (Custe o Que Custar). Eles querem que Erick produza o CQC português mas, devido ao sucesso do "5 Para Meia Noite", Erick recusou a oferta pela terceira vez esta semestre, tendo esse último convite sido feito quando ele já estava no Brasil, de férias.

Questionado sobre a visão européia sobre o Brasil, ele disse que a reação da polícia carioca contra o crime organizado repercutiu muito bem na Europa. Disse também que os brasileiros estão mais otimistas. Disse, ainda, que agora conseguiu visualizar uma classe média não existente antes – as pessoas eram ricas demais ou pobres. "Agora existe uma distribuição de renda", disse.

Questionado se diante deste panorama ele teria chance de voltar um dia para o Brasil, Erick falou que não: "não voltaria ao Brasil, tenho um nome lá em Portugal". Ele falou também que a Europa hoje está em declínio. Segundo ele, Portugal passa por uma crise, todos os países estão em crise, somente a Alemanha tem uma estabilidade.

Erick fez um alerta sobre o Brasil, sobre o otimismo do brasileiro. Ele disse que o Brasil tem tudo para ser uma grande potência, mas que os brasileiros devem tomar muito cuidado com o crédito - "em Portugal e em toda a Europa, ninguém compra fiado; ou você compra quando tem dinheiro ou espera para comprar quando tiver". Para ele, a dívida pode se agigantar e criar uma bolha, o que seria danoso para o país.

Quem quiser saber mais sobre o programa produzido por Erick Andrade, basta acessar: www.rtp.pt/5meianoite.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras