Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 04/01/2016 16:01 - Atualizada em: 04/01/2016 18:39
Lixão de Lavras está sem controle: lixo já invade estrada - veja fotos
Moradores do bairro Ityrapuan e os estudantes do Instituto Adventista estão sendo afrontados com o que está acontecendo naquela localidade

Motoristas e motociclistas precisam desviar do lixo que avança pela estrada (Fotos: Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

No dia 31 de dezembro, último dia de 2015, o Jornal de Lavras publicou um editorial no qual afirmou que a situação de Lavras não pode mais ser encarada como descaso ou abandono, mas como um caso de saúde pública, e que o governo municipal tinha o dever moral e ético de zelar pala saúde da população.

Com o que a reportagem do Jornal de Lavras presenciou hoje no local destinado a ser o lixão da cidade, definitivamente o editorial não foi um exagero. Os moradores do bairro de Ityrapuan, que não é mais zona rural, conhecem bem uma destas situações, eles estão passando por um problema extremamente grave, um problema que eles também não encaram como desgoverno da atual administração, mas um caso de saúde pública, que deveria ter a atenção do Ministério Público, já que o problema afeta a saúde e também o meio ambiente: o lixão a céu aberto de Lavras.

O lixo urbano está sendo despejado em dois pontos da estrada que dá acesso ao Instituto Adventista, ao bairro de Ityrapuan, estrada por onde passa diariamente ônibus circular, estudantes, professores, servidores da Faculdade, moradores do bairro, os adventistas que participam de seus cultos no templo que existe dentro do campus, além de moradores de cidades de todo o Brasil, que vem visitar seus filhos internos na Instituto Adventista.

No local existe água empoçada, os motoristas e motociclistas que transitam pela estrada que dá acesso ao bairro e ao Instituto Adventista expõem a vida em risco quando passam por aquele ponto, já que a grande quantidade de urubus que voam e entram na frente dos veículos os obrigam a fazer manobras bruscas. O choque de um motociclista com um urubu pode ser fatal para o motociclista. O odor é dos piores, a quantidade de moscas é assustadora, bem como ratos.

O lixão por si só já é uma agressão aos moradores daquele bairro, agora na situação em que se encontra merece um resposta imediata das autoridades. Os moradores do bairro disseram que já tentaram na Ouvidoria Municipal, mas afirmam que aquele órgão é inoperante; já tentaram com todas as secretarias municipais, mas nenhuma delas apresenta uma solução; tentaram com diversos vereadores, secretários municipais, já tentaram até mesmo falar no gabinete do prefeito Silas Costa Pereira, porém, nada é resolvido.

Eles disseram que agora vão apelar para outra vertente, que vão pedir aos vereadores Evandro Castanheira Lacerda (Chapisco), Luciano Fernandes de Melo (Tilili) e Elias Freire Filho (Lila), já que eles são da base aliada do governo e defendem todas as ações do Prefeito. Vão pedir também a ex-prefeita Jussara Menicucci, para que ela possa interceder junto ao prefeito Silas. Eles justificaram o procedimento dizendo que os vereadores citados estão com o prefeito e o apoiam em tudo e a ex-prefeita por ter sido ela que indicou Silas para sucedê-la e o apoiou, na opinião dos moradores, provavelmente eles devem ter alguma influência neste governo.

Clique nas miniaturas para visualizar as fotos do lixão a céu aberto em tamanho real. As fotos são do Jornal de Lavras e foram registradas no início da tarde desta segunda-feira, dia 4:

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras