Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / História /


Publicada em: 03/01/2016 09:57 - Atualizada em: 03/01/2016 13:53
Bandinha "Joaquim Geraldo" saiu às ruas do bairro de Nova Lavras dia primeiro - veja fotos
Ela sai uma vez por ano, no primeiro dia, e está para o bairro de Nova Lavras como a Bandinha de Ipanema está para o Rio de Janeiro

Bandinha Joaquim Geraldo arrastou os moradores do bairro de Nova Lavras para as ruas para saudar o ano novo (Fotos do leitor Dirley Calixto)

 

 

(35) 99925.5481   @jornaldelavras    @jornaldelavras   @jlavras   jornaldelavras

O bairro Nova Lavras é um bairro cheio de tradições, ele é pioneiro em muita coisa, foi onde surgiu a primeira escola de samba da cidade, isso em janeiro de 1953, há 63 anos, a escola, nos moldes da Mangueira do Rio de Janeiro, também tinha as cores verde e rosa. A "Unidos de Nova Lavras" foi fundada por Ismael Silva, Geraldo Theodoro, José Pedro e João Mattos. Esta Escola de Samba sempre se destacou pela qualidade de sua bateria e pelos seus sambas enredos que sempre exaltaram Lavras e sua história.

Naquele bairro residiram pessoas que mesmo vivendo uma vida simples, foram respeitadas pela integridade, pelo caráter e por ter constituído famílias que hoje são ativas na sociedade e ajudaram a escrever páginas da história da cidade, como Paulo Laurinda, João das Cruzes, José Marques, Bento Rosa da Silva, Didi Torres, Aníbal Teodoro e muitos outros.

O bairro é o mais tradicional da cidade, foi nele que a antiga Empresa Metrópole, do empresário Alcides Thomaz da Silva colocou a primeira linha de ônibus para bairros em Lavras, antes os trajetos obedeciam apenas um único itinerário: Estação - Batalhão. O primeiro ônibus que circulou naquele bairro foi no dia 30 de maio de 1971.  

O primeiro telefone comunitário de Lavras também foi instalado no bairro de Nova Lavras, foi um investimento da Telemig (Telecomunicações de Minas Gerais), no dia 8 de dezembro de 1982.

Os moradores daquele bairro também tiveram momentos ruins, como a morte do "Mãe Chica", integrante da Unidos de Nova Lavras e ex-jogador do Lavras Sport Club, ele morreu em abril de 1981. Outra morte também muito sentida foi a do "Mestre Maé", o Ismael Silva, um dos fundadores da Unidos de Nova Lavras. Ismael Silva ficou conhecido por ser autor de sambas enredos que com letras e músicas encantaram os foliões de décadas passadas. "Mestre Maé" deixou tristes os moradores daquele bairro e alegrou o céu no dia 10 de outubro de 1996.

Até hoje os moradores daquele bairro lutam para preservar suas tradições e uma delas completou 30 anos no dia primeiro de janeiro, foi a Bandinha "Joaquim Geraldo", que sai todo primeiro dia de cada ano e desfila pelo bairro, encantando seus moradores. Ela desfila e termina seu passeio pelo bairro na quadra da Unidos de Nova Lavras, e ela só volta a desfilar no próximo dia primeiro de janeiro, esse ritual acontece uma vez por ano.

A bandinha tem a denominação de "Joaquim Geraldo", outra figura respeitada no bairro e em toda a cidade. Joaquim Geraldo foi procurador da mais antiga corporação musical de Lavras e foi um dos que assinaram o Estatuto da Corporação Musical Euterpe Operária, em outubro de 1948. Além dele assinaram: José Luiz de Mesquita, diretor regente; Joaquim Francisco de Souza, tesoureiro; Reynaldo Cândido de Oliveira, segundo regente, e José Francisco de Souza, secretário.

   

   

   

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras @eduardocicarelli @sabrinacicareli

Leia também:

Menor foi apreendido no Fonte Verde, em Lavras, vendendo drogas
Pimentel veta lei que proibiria testes com animais em fábricas de cosméticos
Região central de Lavras recebeu contêineres para depósito de lixo
PM faz apreensão de mais de quatro quilos de maconha em Lavras
Estupro coletivo em Itajubá deixa moradores da cidade revoltados
Manifestação contra constantes aumentos dos combustíveis foi realizada em Lavras
.  

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras