Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 30/12/2015 20:23 - Atualizada em: 31/12/2015 12:56
Pimentel nomeou nesta quarta-feira, os 9 diretores das escolas estaduais de Lavras
Governador assina nomeação de diretores de escolas estaduais escolhidos pelas comunidades

Solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira, em Belo Horizonte (Foto: Marcelo Sant'Anna)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

As escolas da rede estadual de Minas Gerais serão geridas, em 2016, por diretores que foram escolhidos por suas comunidades escolares. Em toda Minas Gerais foram realizadas eleições para a escolha de quase 3,5 mil diretores, dos quais, 9 em Lavras. A nomeação desses novos diretores foi assinada pelo governador Fernando Pimentel nesta quarta-feira, dia 30. A designação dos 4.393 vice-diretores que foram escolhidos a partir do mesmo processo também foi assinada na manhã de hoje pela secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo.

A escolha dos dirigentes escolares por suas comunidades faz parte do acordo assinado em maio pelo governo de Minas e os trabalhadores da educação. "É um ato pequeno, mas carregado de simbolismo. Estamos cumprindo o compromisso nosso com a educação, de manter esse modelo de participação viva e atuante. Estamos também iniciando um processo de valorizar muito o papel e a função das nossas diretoras e diretores, dessas servidoras e desses servidores", frisou o governador.

Até então, o processo de escolha dos diretores pelas comunidades não acontecia de forma regular. O último foi em 2011 (para posse em 2012) e, antes, havia sido realizado em 2006 (para posse em 2007). A partir de agora, a escolha passa a ser feita com regularidade a cada três anos. A escolha dos diretores foi feita no último dia 15, quando pais, alunos e trabalhadores votaram nos servidores que se candidataram aos cargos de diretor e vice-diretor.

Para que se candidatassem ao cargo de diretor, os servidores foram habilitados no processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, cuja prova foi realizada no dia 8 de novembro. Uma novidade foi a participação de professores que não são efetivos.  Essa definição foi embasada no fato de a maioria dos servidores nas escolas ser de não-efetivos, e, na consulta às entidades, foi avaliado que não seria um processo democrático se todos não pudessem participar. Dos diretores de escola escolhidos, 26% são ex-efetivados e 6% designados. Entre os vice-diretores, 37% são servidores afetados pela Lei 100 e 6% designados.

Eles permanecerão em seus cargos de diretores e vices, por três anos, com possibilidade de recondução por igual período. Neste ano, 60% dos diretores e 52% dos vices que foram escolhidos por suas comunidades já ocupam o cargo e continuarão pelos próximos três anos.

O processo de escolha de novos diretores não aconteceu esse ano em apenas 156 escolas da rede estadual, como aquelas localizadas em unidades prisionais e socioeducativas e as que têm menos de dois anos de funcionamento. No caso de Lavras, das nove escolas estaduais que tiveram seus diretores nomeados hoje pelo governador Pimentel, apenas a do presídio é que foi nomeado pelo Governo. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras