Guincho de equipamento pesado descarrava estrutura que deverá ser montada em cidade próxima a Lavras. Foto: Jornal de Lavras
Quem passou pela Zona Norte na manhã de quinta-feira, dia 16, ficou impressionado com o que viu: um guincho de 70 toneladas e com mais de 30 metros de altura de lança chamava a atenção das pessoas; ele estava descarregando estrutura metálica de pontes da Companhia Vale do Rio Doce, a Vale, como é agora denominada.
As pontes foram fabricadas em Ipatinga, na Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A), elas foram transportadas para Lavras por duas carretas da cidade de Carmópolis de Minas. Para descarregar os equipamentos, foi necessário que um guincho de equipamentos pesados, da Mamuth, de São Paulo, viesse a Lavras cumprir a missão.
A estrutura metálica foi descarregada no pátio da extinta Rede Ferroviária Federal e os equipamentos deverão permanecer naquele local por algumas semanas. Depois eles serão novamente removidos para os locais onde deverão ser instalados definitivamente.
A notícia não foi confirmada, mas, segundo um funcionário da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) que acompanhava a operação e que pediu para não ser identificado, as pontes serão instaladas próximas a cidade de Bom Sucesso, onde a Vale e a MMX Mineração e Metálicos S/A, uma empresa do grupo EBX, que atua na área de mineração, vão investir numa grande obra de exploração e beneficiamento de minério de ferro.