Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Comportamento /


Publicada em: 09/12/2015 23:12 - Atualizada em: 10/12/2015 10:05
Cemig orienta sobre cuidados com enfeites luminosos de Natal
A Cemig orienta os consumidores sobre os cuidados a serem tomados na instalação de um enfeite de Natal

Foto ilustrativa: Enfeite luminoso de Natal

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Nesta época do ano as ruas ficam mais coloridas com as luzes de Natal, são enfeites que piscam, luzes azuis, amarelas, vermelhas, verdes que dão o tom da aguardada festa. Na maioria das vezes, as pessoas compram uma caixinha de luzes pisca-pisca e distribui o cordão na árvore e liga na tomada.

As vezes, o que poderia ser momentos de alegria, passa a ser um pesadelo: um curto-circuito pode acabar com as festas de fim de ano. Por isso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta sobre os cuidados a serem tomados na instalação de ornamentos luminosos, para garantir seu funcionamento seguro até o término do período natalino.

A regra, segundo a Cemig, é optar por produtos de boa qualidade, com o melhor nível de isolamento elétrico possível. Quando instalados incorretamente, os enfeites luminosos podem oferecer riscos à segurança das pessoas. A recomendação é que sejam utilizados somente artefatos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), submetidos a testes que garantam o bom funcionamento dos dispositivos.

Além disso, recomenda-se evitar as "gambiarras", como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada, utilizando adaptadores e multiplicadores popularmente conhecidos como T ou benjamim. Estes artefatos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio. Filtros de linha podem ser utilizados, desde que seu dispositivo interno de proteção esteja operante e não tenha sofrido alterações.

É preciso, também, orientar as crianças a evitar o contato e aproximação das instalações elétricas. Elas, que se sentem atraídas e curiosas com a pluralidade de cores e estilos das luzes natalinas, podem sofrer acidentes de várias proporções.

Uma boa dica é colocar uma barreira física em volta da árvore de natal feita com caixas de presentes de forma a impedir o acesso aos fios elétricos, protegendo assim as crianças e os animais domésticos.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Ufla obtém resultados de excelência no Enade Agência da Copasa em Lavras voltou com o atendimento presencial, mas com restrições
   
Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos Ufla, em parceria internacional, realiza pesquisa inédita sobre a reconstrução do clima da Amazônia
   
Vacinação contra sarampo para jovens e adultos em Lavras vai até o dia 30 Bombeiros de MG atenderam a 40 afogamentos nos 12 primeiros dias de outubro
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras