Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Comportamento /


Publicada em: 09/12/2015 23:12 - Atualizada em: 10/12/2015 10:05
Cemig orienta sobre cuidados com enfeites luminosos de Natal
A Cemig orienta os consumidores sobre os cuidados a serem tomados na instalação de um enfeite de Natal

Foto ilustrativa: Enfeite luminoso de Natal

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Nesta época do ano as ruas ficam mais coloridas com as luzes de Natal, são enfeites que piscam, luzes azuis, amarelas, vermelhas, verdes que dão o tom da aguardada festa. Na maioria das vezes, as pessoas compram uma caixinha de luzes pisca-pisca e distribui o cordão na árvore e liga na tomada.

As vezes, o que poderia ser momentos de alegria, passa a ser um pesadelo: um curto-circuito pode acabar com as festas de fim de ano. Por isso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta sobre os cuidados a serem tomados na instalação de ornamentos luminosos, para garantir seu funcionamento seguro até o término do período natalino.

A regra, segundo a Cemig, é optar por produtos de boa qualidade, com o melhor nível de isolamento elétrico possível. Quando instalados incorretamente, os enfeites luminosos podem oferecer riscos à segurança das pessoas. A recomendação é que sejam utilizados somente artefatos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), submetidos a testes que garantam o bom funcionamento dos dispositivos.

Além disso, recomenda-se evitar as "gambiarras", como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada, utilizando adaptadores e multiplicadores popularmente conhecidos como T ou benjamim. Estes artefatos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio. Filtros de linha podem ser utilizados, desde que seu dispositivo interno de proteção esteja operante e não tenha sofrido alterações.

É preciso, também, orientar as crianças a evitar o contato e aproximação das instalações elétricas. Elas, que se sentem atraídas e curiosas com a pluralidade de cores e estilos das luzes natalinas, podem sofrer acidentes de várias proporções.

Uma boa dica é colocar uma barreira física em volta da árvore de natal feita com caixas de presentes de forma a impedir o acesso aos fios elétricos, protegendo assim as crianças e os animais domésticos.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras