Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 15/12/2010 08:36 - Atualizada em: 01/11/2011 20:58
Revitalização da rua Sant'Anna: mais um capítulo da história de uma via que conta a história de Lavras
A Rua Sant'Anna está se modernizando, foi revitalizada e ganhou um comércio forte: este é mais um capítulo da história desta via da cidade.

     

Rua Sant' Anna decorada com o tema "Natal Mágico". Abaixo, a Grenoble Chocolotes Finos e a Bioderme Farmácia de Manipulação, lojas que também aderiram a campanha "Natal Mágico Rua Sant' Anna". Fotos: Jornal de Lavras

 

                                                                              Sabe o que a Rua Sant'Anna Tem?

                                                                         Tem Grenoble Chocolates Finos

                                                                         Tem Bioderme Farmácia de Manipulação

                                                                         Tem Lucia´s Boutique

Contar a história de Lavras sem falar da Rua Sant'Anna não tem como - ela é a principal via de acesso dos lavrenses e não existe ninguém que more em Lavras ou que por aqui passou, que não tenha transitado por ela. Pouca gente sabe, mas aquela via pública foi o centro financeiro da cidade, diversos bancos existiam ali; a mais antiga cadeia de Lavras também foi na Sant'Anna, bem como a agência dos Correios. Os três poderes já foram instalados naquela via pública: Legislativo, Executivo e Judiciário - Câmara Municipal, Prefeitura e Fórum.

As maiores autoridades do país que aqui estiveram já passaram por ela, alguns despercebidos, como o estudante Carlos Luz que aqui morou e, mais tarde, se tornou Presidente da República. A propósito, Carlos Luz morou na Sant'Anna. No mundo artístico, a cantora Wanderléia, um ícone da Jovem Guarda, subiu num palco pela primeira vez no Theatro Municipal, que era naquela rua.

Falando em Jovem Guarda, quem não se lembra das expressões: "é uma brasa, mora" e "calhambeque?" Quer saber quem as criou? Foi Carlito Maia, ex-diretor da TV Globo, publicitário responsável pelo lançamento da Jovem Guarda. Sabe onde ele nasceu? Rua Sant'Anna, em 1928, no casarão onde mora hoje o museólogo Ângelo Alberto de Moura Delphin, que é primo de Carlito.

Procópio Ferreira, Bibi Ferreira, Vicente Celestino e o maior tenor do mundo na época, o italiano Tito Squipa, subiram ao palco do Theatro Municipal, na Rua Sant'Anna.

Getúlio Vargas e sua comitiva desfilaram no bonde naquela rua, mas nada se compara a inauguração do Posto de Puericultura "Isabel a Redentora", quando aqui esteve a maior concentração de autoridades da história de Lavras, em 18 de agosto de 1951: vários automóveis subiram a Sant'Anna num desfile que ganhou a mídia de todo o país, também não poderia deixar de ser pois, entre as autoridades, estava Assis Chateaubriand, o dono dos Diários Associados. Além de Chateaubriand, faziam parte da comitiva o conde Francisco Matarazzo Sobrinho, o governador Juscelino Kubitschek de Oliveira, o ministro Negrão de Lima, vários Secretários de Estado do Governo de Minas, o cientista Cândido Fontoura, o brigadeiro Armando Ararigboia, o coronel Juventino Dias, Valter Quadros, Bernardes Muller, comandante Queirós Matoso, os Condes de Paris, o príncipe D. João de Orleans e Bragança, a princesa Fátima de Orleans e Bragança, o diplomata Hugo Gouthier, os deputados Benedito Valadares, Carlos Luz, Euvaldo Lodi, Ovídio de Abreu, Maurício Andrade, Sinval Siqueira, o diretor dos Diários Associados João Calmon, que mais tarde foi ministro, Demerval Costa Lima, diretor da TV Continental do Rio de Janeiro, que mais tarde se transformou em Rede Globo e outras figuras de destaque social e político.

A Rua Sant'Anna foi a primeira rua a ser iluminada, isso aconteceu no dia 9 de março de 1890, quando se acenderam, pela primeira vez, alguns lampiões em Lavras. A iluminação era feita a querosene e fornecida por 94 combustores com lâmpadas belgas. Outra novidade tem data de 20 de agosto de 1895: uma nota de compra de três barricas de cimento inglês da marca "J. B. White & Brothers", para a construção do primeiro passeio da cidade. A compra foi efetuada pela Casa Barateza, a razão de 40 mil réis a barrica, da firma Dias Garcia & Cia., estabelecida a Rua General da Câmara, no Rio de Janeiro.

A primeira boutique do Sul de Minas também faz parte da história daquela via pública, a Lúcia's Boutique (clique aqui para ais informações), inaugurada em 23 de dezembro de 1963. Pioneirismo também com a primeira farmácia de manipulação da cidade, a Bioderme (Clique aqui para mais informações).

Agora a Rua Sant'Anna está sendo revitalizada, ganhou novas lojas, uma inclusive, trouxe o charme que faltava, uma chocolataria, a Grenoble (Clique aqui para mais informações), o fino do chocolate. Além das novas lojas ela ganhou também luzes coloridas, uma decoração natalina e oferece um "Natal Mágico" para aqueles que passarem por lá nesta época do ano, uma iniciativa da associação dos comerciantes daquela via.

A Rua Sant'Anna, a rua mais tradicional da cidade, se moderniza a cada dia, mas sem esquecer o passado e seus moradores e comerciantes que ali viveram ou trabalharam, eles não estão mais entre nós, mas ajudaram a escrever uma página da história da mais importante rua da cidade, são eles: Rubem Werner, Maurício Batista Alves, o Maurício Sapateiro, Joana Brumer, João Clemente, Jeová Medeiros, Zé Bonitinho, Valentim Anjo Azul, Ângelo Constantino Delphin, Agenor Guimarães, João Modesto de Souza, Albertino Siqueira, Valério de Souza, Geraldo Melo, Rui Botelho, Magno Dinali e tantos outros. Esta semana quem deixou a Rua Sant'Anna enlutada foi Rajá Ferreira da Silva, da Loja Imperial.

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras