Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 14/12/2010 17:52 - Atualizada em: 01/11/2011 21:53
Reitores do consórcio de universidades falaram para os deputados na Assembléia
Comissão de Educação debateu consórcio de universidades mineiras na Assembléia: reitores falaram para deputados sobre o projeto.

    

        Antônio Nazareno Guimarães Mendes, reitor da Universidade Federal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa de Minas Gerais se reuniu na segunda-feira, dia 13, para debater com convidados o Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio das Universidades Federais do Sul e Sudeste de Minas Gerais. São sete universidades do Estado que pretendem formar um consórcio que permitirá, por exemplo, a integração de laboratórios ou do vestibular, mantendo, cada uma delas, autonomia e estrutura jurídica própria. O encontro foi no Plenarinho I.

O consórcio reunirá as Universidades Federais de Lavras, São João del-Rei, Juiz de Fora, Ouro Preto, Viçosa, Alfenas e Itajubá. O deputado Carlin Moura, que solicitou a reunião, disse que a idéia é formar um consórcio educacional nos moldes dos consórcios intermunicipais de saúde. "O aluno poderia montar um currículo em mais de uma universidade", exemplifica.

De acordo com o parlamentar, todos os reitores concordam com a medida, as universidades já formalizaram essa intenção junto a seus conselhos universitários e o Ministério da Educação também se mostrou favorável.

O próximo passo será a regulamentação. "Os reitores acreditavam que a lei federal que regulamenta os consórcios intermunicipais se aplicaria a esse caso, mas a Procuradoria da República informou que será necessária uma mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação", disse Carlin Moura.

A audiência da ALMG, segundo o deputado, serviu para dar publicidade a esse projeto. Assim, os reitores tiveram a oportunidade de explicar os objetivos, as metas e o cronograma do Plano de Desenvolvimento e também a movimentação que será feita para agilizar essa regulamentação no Congresso Nacional. "A idéia é revolucionária", falou o parlamentar após a reunião.

O reitor da Universidade Federal de Lavras, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, participou da reunião na Assembléia Legislativa.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras