Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 30/11/2015 17:38 - Atualizada em: 01/12/2015 08:23
Começou o desligamento dos canais analógicos de TV; em Lavras será em 2016
A razão do fim de transmissão analógica é que esse espectro de frequências será usado por operadoras para aumentar a oferta de redes 4G na faixa de 700 MHz

Dário Costa, assessor técnico responsável pelos Equipamentos de Transmissão dos Sinail de TVs de Lavras (Foto: Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

Os canais analógicos de TV começaram a ser desligados neste domingo, a primeira cidade a perder os canais convencionais foi Rio Verde (GO). A transmissão do sinal de TV digital começou em 2007 no Brasil, agora está cada vez mais próximo o prazo de desligamento total do sinal analógico.

A data limite é no fim de 2018, porém, o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estabelece datas de desligamento já em 2016. Até o final do próximo ano todas as cidades brasileiras vão perder os sinais analógicos, eles serão HDTV, uma qualidade superior aos equipamentos usados hoje no Brasil.

O assessor Técnico responsável pelos Equipamentos de Transmissão dos Sinais de TVs de Lavras, Dário Costa, explicou que Lavras ainda possui os canais analógicos, eles ainda estão funcionando, mas já tem sistema HDTV que já podem ser sintonizados, como a TV Alterosa, que pega no 23.1, a RIT (Rede Internacional de Televisão), no 40.1 e a TV Câmara, que pega em dois canais: 40.1 e 40.2. A TV Câmara de Lavras tem mais três outros canais, mas que estão bloqueados para o público: 40.3, 40.4 e 40.5. Outra emissora que também pode ser sintonizada pelo novo sistema é a TV Record, através do 36.1.

Dário acredita que até o meio do ano que vem, todos os canais de Lavras estarão em sistema HDTV. Ele disse ainda que quaisquer monitores de televisão, até os de tubo de imagem, pegam o novo sistema, porém, os proprietários destes equipamentos mais antigos terão que adquirir um conversor.

Ele disse também que as pessoas devem tomar cuidado ao adquirir um aparelho novo de TV, mesmo os de tela plana, o consumidor tem que saber se ele está equipado com dispositivo para o novo sistema. Dário Costa falou também que o desligamento está sendo feito pelo Ministério das Comunicações, disse que isso não tem absolutamente nada com as prefeituras das cidades. Ele explicou também que não existe uma data precisa para os desligamentos, segundo ele, "os técnicos podem chegar a qualquer momento e lacrar os equipamentos analógicos, é imprevisível, como também isso pode ocorrer no final do próximo ano", disse.

O Distrito Federal e cidades adjacentes vão perder os canais analógicos no dia 3 de abril; São Paulo, 15 de maio; Belo Horizonte, 26 de junho; Goiânia, 28 de agosto; e Rio de Janeiro em 27 de novembro de 2016.

É necessário ter uma antena que recepciona esse tipo de sinal e um televisor com conversor embutido. Quem não tem um conversor digital embutido na TV deve comprar um e ligar a TV na antena apropriada.

Os aparelhos com receptor HDTV embutidos ou acoplados terão de usar esta antena e ela deverá ser direcionada para a serra da Lavrinhas

 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Polícia Civil desmantela quadrilha de estelionatários em Lavras - veja fotos
PM identificou homem que fez incitação criminosa contra policiais em Lavras
Marília Mendonça já estava contratada para fazer show em Lavras no próximo LRF; anúncio seria feito na semana que vem
Mulher de Lavras perdeu o celular e fez BO de roubo para aplicar golpe na seguradora
Divulgação sobre a instalação de empresa indiana em Lavras gerou questionamentos nas redes sociais
Rayanna Lima, a Princesa Teen Lavras 2020, venceu o concurso de Miss Minas Gerais Unificado 2021 em BH
PM prende no centro de Lavras, homem acusado de estupro em Itutinga
Autoridades já identificaram 15 dos 26 corpos do bando do "novo cangaço"
Bombeiros de Lavras atenderam acidente com caminhão carregado com diesel em Macaia
Confronto entre polícia e bandidos termina com 25 mortos em Varginha
Aumentou o número de cientistas da Ufla no ranking dos mais influentes do mundo
Receita Federal encontra inconsistência em declarações de empresas de Lavras
Ufla é a instituição de Minas Gerais com maior porcentual de cursos 5 estrelas
Vestibular de bolsas do Unilavras está com inscrições abertas
Polícia Civil recupera carga de sucata furtada e prende três pessoas em Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras