Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 25/11/2015 18:33 - Atualizada em: 26/11/2015 00:21
Usinas de Camargos e Itutinga foram a leilão nesta quarta-feira na Bovespa
Cemig vence leilão, arremata 18 usinas e mantém Itutinga e Camargos

Usina Hidrelétrica de Itutinga, que foi a leilão hoje em São Paulo. Foto divulgação Cemig

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Na manhã desta quarta-feira, dia 25, foi realizado na sede da Bovespa, em São Paulo, o leilão de 18 usinas hidrelétricas, entre elas, as usinas de Itutinga e Camargos, que compunham o Lote D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), setor de Geração e Transmissão arrematou todo o lote. A Cemig vai desembolsar R$ 2,26 bilhões nos próximos meses pela compra. Outros três concorrentes estavam inscritos para o mesmo lote, mas não apresentaram propostas à comissão responsável pelo leilão.

As usinas de Itutinga e Camargos são importantes para a Região Sul do Estado. A usina de Itutinga está situada no rio Grande, no município de Itutinga, entre as cidades de São João del-Rei e Lavras. Primeira grande usina construída pela Cemig, ela também figura entre os primeiros empreendimentos da Companhia, juntamente com a barragem de Cajuru e as hidrelétricas de Piau, Salto Grande e Tronqueiras. Com início de operação em 1955, ela possui capacidade instalada de 52 Megawatts.

Camargos também está localizada no rio Grande. Primeira usina da cascata de aproveitamentos hidrelétricos do rio Grande é operada de forma coordenada com a hidrelétrica de Itutinga, localizada imediatamente a jusante. Inaugurada em 1960, ela tem capacidade instalada de 45 Megawatts.

Entre as outras hidrelétricas arrematadas pela Cemig estão algumas que se confundem com a própria história da empresa, como Três Marias e Salto Grande. Três Marias foi um marco na engenharia brasileira porque sua construção, nos anos 1960, permitiu ao País adquirir conhecimento para a construção de grandes barragens de geração elétrica. Salto Grande gerou a energia que permitiu a instalação dos grandes complexos siderúrgicos do Vale do Aço.

Das 18 usinas arrematadas, 14 já são operadas pela Cemig, mas sua concessão pelo governo federal se extinguiu. Além delas, a Cemig conquistou quatro novas hidrelétricas: Ervália, Coronel Domiciano, Sinceridade e Neblina. Os novos ativos acrescentam quase 50 MW ao parque gerador da Cemig Geração e Transmissão. O total gerado pelas 18 usinas é de aproximadamente 700 MW. 

As usinas que foram a leilão hoje em São Paulo e que fizeram parte do Lote D e que foram arrematadas pela Cemig foram: Itutinga, Camargos, Três Marias, Salto Grande, Ervália, Coronel Domiciano, Sinceridade, Neblina, Cajuru, Gafanhoto, Marmelos, Joasal, Paciência, Piau, Peti, Dona Rita, Tronqueiras e Martins.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras