Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 25/11/2015 16:06 - Atualizada em: 25/11/2015 23:18
El Niño pode aumentar risco de acidentes com raios na Região Sudeste
Verão na Região Sudeste terá este ano e no próximo, mais incidências de raios

Raio em Lavras, imagem extraída do Youtube 

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Os lavrenses devem ficar atentos à incidência de raios neste verão de 2015 e também o de 2016, isso porque o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desenvolveu uma cartilha detalhada de proteção contra raios, com base nas informações coletadas sobre as circunstâncias de morte por raio mais comuns. As recomendações devem ser seguidas durante as tempestades. Se possível, o melhor é sair da rua na hora de uma chuva forte com raios e trovoadas.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Elat, os moradores da Região Sudeste estão mais expostos este ano às cargas atmosféricas, isso por causa do El Nino, pior ainda é que no verão do próximo ano, a situação será ainda pior, porque haverá um aumento da incidência de raios. De acordo com os dados de cruzamento de percentuais de previsão com a densidade populacional, concluiu-se que o número de mortes por raios no próximo verão pode aumentar se não ficarmos alertas sobre os efeitos do El Niño.

Por essa razão, o Elat recomenda, durante as chuvas fortes com raios e trovoadas, dentro de casa, não se deve usar telefone com fio, evitar a proximidade de tomadas, canos, janelas e portas metálicas e não tocar equipamentos ligados à rede elétrica.

Se estiver na rua, deve procurar abrigo em carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios ou em abrigos subterrâneos, tais como metros ou túneis.

Ao ar livre, evite segurar objetos metálicos longos (varas de pesca, tripés, barras de ferro etc.), empinar pipas e aeromodelos com fio, andar a cavalo e ficar em contato com a água. Pequenas construções (tendas, barracos, celeiros), veículos sem cobertura e árvores oferecem risco e não protegem. Evite ficar no topo de morros, no alto de prédios, em áreas descampadas, em estacionamentos, próximo a cerca de arame ou embaixo de árvores isoladas.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras