Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 13/12/2010 11:26 - Atualizada em: 02/11/2011 11:05
Estudante de Lavras recebeu menções honrosas do CNPq
Estudante de Lavras desenvolveu projeto de pesquisa sobre São Tomás de Aquino e foi elogiada por especialistas do CNPq.

     

Filippino Lippi, Triunfo de São Tomás de Aquino sobre os hereges. O filósofo está cercado por quatro figuras femininas que representam a filosofia, a astronomia, a teologia e a gramática. Abaixo, Grazielle Priscilla Pereira, estudante que recebeu as menções honrosas do CNPq

 

Por Luiz Fernando de Oliveira

 

Ao contrário do que muitos pensam, estudar o passado é de uma importância fundamental, não somente para compreendermos nosso próprio tempo, como também – e principalmente – para transformá-lo. Quando se fala em períodos passados, a Idade Média é um desses períodos de grande relevância, que são, quase sempre, desconsiderados por historiadores e demais estudiosos, de forma bastante equivocada.

Na contramão desses enganos, Grazielle Priscilla Pereira, 20 anos, natural da cidade de Lavras e estudante do 6º período de Filosofia da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), desenvolveu uma importante pesquisa sobre o período medieval, mais especificamente sobre um dos intelectuais mais importantes do pensamento filosófico cristão, o monge italiano São Tomás de Aquino (1225 – 1274 d.C.). Em parceria com o professor João Bosco Batista, também da UFSJ e orientador da pesquisa, e financiada pela CNPq, Grazielle concluiu e apresentou perante uma banca de especialistas o trabalho que teve como título "O problema de Deus em Tomás de Aquino: paradigma da racionalidade da crença teísta", tendo recebido menções honrosas orais e por escrito.

Em resumo, o trabalho da autora pretende mostrar como o intelectual cristão Tomás de Aquino, baseado em uma tradição filosófica bastante anterior à sua, fundamentou e procurou demonstrar a existência de Deus através, não só da Fé, mas também e especialmente, de argumentos lógico-racionais.

Sendo a fé um tema de grande importância para todas as épocas, principalmente para os dias atuais, nos quais, por ignorância, até se "mata em nome de Deus", parabeniza-se a esta jovem por esta grande contribuição para as ciências humanas atuais.

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras