O Lavras Folia 2010 foi registrado pelo Click Agito do Jornal de Lavras
O Instituto de Pesquisa MDA divulgou uma pesquisa sobre a realização do maior evento festivo da região, o Lavras Folia. O Instituto entrevistou pessoas para saber da importância do evento para a cidade, sobretudo na economia do município, ou seja, o impacto que ele traz ao comércio. A pesquisa procurou ouvir tudo sobre o evento - seus pontos positivos e os negativos. As entrevistas foram realizadas entre os dias 9 e 23 de outubro, tendo sido ouvidas 600 pessoas: 200 participantes, 100 empresários e 300 cidadãos comuns que tomaram conhecimento da festa.
Apesar de alguns pequenos inconvenientes causados pelos participantes e do barulho do evento, a maioria das pessoas reconhecem os benefícios que a festa traz para a cidade.
Os entrevistados afirmaram categoricamente que existem mais positivos do que negativos, apontando a movimentação da economia, em conjunto com a entrada de dinheiro na cidade, como o fator que mais traz benefícios para a Lavras. 76% dos participantes, 62% dos empresários e 54% da população apontaram o incremento na economia como o fator mais importante do evento, seguido da promoção de lazer e entretenimento. Entre os pontos negativos, foram citadas a bagunça e a sujeira como principais pontos a considerar.
A pesquisa apontou um gasto médio por turista de R$ 480 para os três dias de evento, incluindo alimentação, hospedagem, transporte, dentre outros, o que representa uma injeção de recursos na casa dos R$ 3,5 milhões de forma direta na economia da cidade, dinheiro vivo na mão de comerciantes e prestadores de serviço.
Outro ponto levantado pela pesquisa mostra que dentre os participantes do evento, 98,5% afirmaram que a realização do Lavras Folia divulga positivamente a cidade para todo o Brasil, mesmo que este não tenha sido um dos motivos que levaram os entrevistados a virem ao evento (apenas 0,5% citaram a cidade como motivo para participar da festa). Isso demonstra que o sucesso do evento não está ligado diretamente à cidade, e sim ao próprio Lavras Folia. Porém, os mesmos entrevistados destacam a receptividade da população como ponto positivo, com nota 9,0 (em escala de 1 a 10), dando a esse quesito a maior nota dentre as características apresentadas na pesquisa. Isso significa que as pessoas que vêm à festa saem com uma excelente imagem de Lavras, potencializando positivamente o nome da cidade país afora, num marketing espontâneo e eficiente.
A MDA Pesquisa levantou que entre o público participante do evento, 99,5% dos entrevistados consideram que a festa deva ser realizada em 2011, um percentual que não deixa a menor dúvida sobre a aprovação do evento entre os participantes. A imagem associada ao Lavras Folia é de um evento que gera recursos para o município, com 15,3% dos entrevistados afirmando que eles próprios ou familiares próximos já foram beneficiados de alguma forma com a realização da festa. Traduzindo em números, com base no resultado do Censo 2010, o evento beneficia 13.175 pessoas indiretamente, podendo somar-se ainda a esses números a geração de empregos diretos.
Quanto à utilização de escolas públicas municipais como alojamento para os participantes dos encontros universitários, 65,3% dos entrevistados entre a população lavrense aprovam e querem a utilização desses espaços como hospedagem dos estudantes. Importante destacar que a maioria dos entrevistados desconhece os benefícios para as escolas, como as doações de computadores, com 71,7% das pessoas afirmando desconhecer tal iniciativa, aprovando, mesmo assim, a utilização das instituições durante o evento.
Vale destacar ainda que a organização do Lavras Folia e dos encontros universitários remunera os funcionários das escolas, disponibiliza equipes de segurança especializada 24 horas nos dias do evento e fornece todo o material de limpeza utilizado na manutenção das instalações, que passam por vistoria criteriosa dos responsáveis pelas escolas, sendo que toda e qualquer despesa decorrente de danos eventualmente ocorridos também são inteiramente ressarcidos. Este ano, foram gastos apenas R$ 200 a título de manutenção das 12 escolas utilizadas no evento, o que dá um gasto de R$ 16,60 por escola, demonstrando assim os baixíssimos danos causados pela hospedagem dos estudantes.
Em relação aos empresários lavrenses, a pesquisa aponta que o Lavras Folia beneficia diretamente 37,6% das empresas instaladas na cidade, número que demonstra a força econômica do evento para o município. Apenas 14,9% julgam-se prejudicados com a diminuição de vendas no período, lembrando que o evento é realizado em pleno feriado prolongado, e isso tem de ser levado em consideração. O que dá para afirmar, por analogia, é que o Lavras Folia garante um incremento para a economia num período que naturalmente seria de estagnação para o comércio da cidade.
Setores como de alimentação, comércio varejista, hotelaria e prestação de serviços são os mais beneficiados, o que corresponde à maioria dos estabelecimentos comerciais instalados na cidade. Não se pode esquecer da economia informal, da geração de empregos diretos e indiretos, não só nos dias do evento, mas ao longo dos 12 meses do ano em um trabalho contínuo desenvolvido pela DW Eventos.