Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 11/12/2010 06:01 - Atualizada em: 02/11/2011 11:56
Lavras terá SAMU-192 a partir do próximo ano
No próximo ano Lavras terá o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192). Ele vai cobrir uma região de nove cidades.

     

Ambulância Samu. Abaixo, A Prefeita Jussara Menicucci assinando o protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal de funcionamento do SAMU e os prefeitos e assessores das cidades integrantes do consórcio

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Prefeitos e assessores de cinco cidades da região estiveram reunidos na manhã de sexta-feira, dia 10, em Varginha, para a decisão de constituição do consórcio das cidades que terão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que deverá ser implantado no próximo ano.

Na reunião do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-MG), participaram representantes das cidades de Varginha, onde foi sediado o encontro, São Lourenço, Caxambu, Lavras, Três Corações e Três Pontas. Estas cidades serão regionais do serviço SAMU-192.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU- 192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência.Com o Samu-192 se reduz o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O serviço e seus profissionais estão aptos a atenderem casos de problemas cardio-respiratórios;casos de Intoxicação exógena;casos de queimaduras graves;ocorrência de maus tratos;em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;em casos de tentativas de suicídio;em crises hipertensivas;quando houver acidentes/trauma com vítimas;na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;em casos de afogamentos;em casos de choque elétrico, e em acidentes com produtos perigosos.

Cada uma das cidades do consórcio ficará responsável por uma microrregião, no caso de Lavras o SAMU-192 atenderá as cidades de Carrancas, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Luminárias, Nepomuceno, Perdões e Ribeirão Vermelho.

Em Lavras serão baseadas cinco ambulâncias, cinco equipes compostas de um médico, quatro enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e quatro socorristas. As equipes se revezarão em plantão de 12 horas.

Estiveram presentes a reunião em Varginha a prefeita Jussara Menicucci, o assessor Jurídico Silvio César de Castro e o secretário Municipal de Saúde José Mourão Lasmar.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras