Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Publicitária /


Publicada em: 24/10/2015 00:01
(Informe AAPIL) Associação dos Aposentados quer parceria para implantar Centro de Atendimento a Idosos
Lavras poderá ter Centro de Atendimento a Saúde de Idosos

Nanáh Ferreira, presidente da AAPIL, propôs parceria com prefeitura para criação de centro atendimento médico ao idoso

 

(Informe AAPIL)

A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que o Brasil não só deixará de ser jovem, mas terá um perfil mais velho do que a maioria dos países. Em 1980 a média de idade no Brasil era de 20 anos e meio. Hoje, é de quase 30. E daqui a 30 anos essa média saltará para 45.

O envelhecimento da população brasileira irá causar impacto direto nos sistemas públicos de saúde, transporte, mobilidade e previdência, provocando mudanças substanciais em todos os setores da economia. Será que os governos, em todos os níveis, e os órgãos envolvidos na questão, estão conscientes dos desafios impostos pelo envelhecimento de nossa população? A resposta é não. 

Em virtude disso, a presidente da Associação dos Aposentados de Lavras e região e presidente da Confederação Sul Mineira de Aposentados, Nanáh Ferreira, preocupada com a falta de politicas públicas, principalmente na área de saúde e em beneficio aos idosos, apresentou ao prefeito de Lavras, Silas Costa Pereira, um projeto de parceria para a criação de um centro de especialidades médicas voltado exclusivamente para os idosos.

Nanáh Ferreira, durante reunião na sala do prefeito de Lavras na última terça feira, ofereceu à prefeitura a cessão de uma área para que o município possa, em parceria com a AAPIL, construir o Centro de Especialidades Médicas e Atendimentos aos Idosos - CEMAI. 

Pela proposta, serão ofertados, em parceria com a AAPIL, serviços nas áreas de odontologia, atendimento médico especializado e lazer.

Nanáh Ferreira também propôs a realização de parceria para que serviços sejam prestados, provisoriamente, aos idosos da cidade utilizando as dependências da associação que acabam de receber uma grande reforma e ampliação dos serviços prestados.

"É preciso medidas urgentes para que possamos minimizar, de forma preventiva, os problemas que os idosos de agora e os do futuro irão encontrar a curto prazo. Saúde, moradia e entretenimento serão as grandes demandas a serem ofertadas pela sociedade para que possam gozar de saúde física e mental. Isso se dará por ações a serem iniciadas agora, de forma urgente. Os idosos não podem esperar e nem serem colocados em segundo plano", afirmou Nanáh Ferreira.

Segundo a presidente da AAPIL, após encerramento das atividades do Centro de Referencia do Idoso – CRI- no mês passado, que por ela foi proposto quando ocupava uma cadeira de vereadora em Lavras, reforça hoje, ainda mais, a necessidade e continuidade de se ampliar a politica de assistência ao idoso em Lavras.

O prefeito de Lavras se mostrou surpreso e parabenizou Nanáh Ferreira pela iniciativa e disse que colocará o assunto para ser discutido pelas secretarias de saúde e planejamento sobre sua viabilidade.

Em Lavras e região, a AAPIL conta com aproximadamente 5.000 associados e deverá chegar a médio prazo em aproximadamente 8.000 associados, o que representa um número de afetados diretos pelas ações da associação em aproximadamente 25 mil pessoas. 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras