Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 08/12/2010 10:30 - Atualizada em: 11/12/2010 11:10
Proerd realiza formatura de jovens em Lavras
Proerd é um Programa que afasta os jovens da droga e da violência e aproxima a polícia da comunidade e da escola.

     

        Solenidade de formatura anterior do Proerd em Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O momento de guerra contra o tráfico vivido no Rio de Janeiro serve de alerta para todos os estados da federação: se a droga não for combatida, o poder público pode perder seu espaço de atuação, e cidadãos e comércio podem passar a ser comandados pelo governo ilícito e poderoso do tráfico. Este poder paralelo não se baseia em leis, e nem é limitado por elas, ele se sustenta pela força, ameaça e falta de regras: na administração do tráfico tudo pode, inclusive julgar e condenar à morte com uma simples comando de um "chefe da boca".

Minas Gerais, tão logo eclodiu a guerra no estado vizinho, reforçou a atuação da segurança pública. Fronteiras estão em constante monitoramento, e várias ações de coibição da atuação do tráfico estão sendo desencadeadas, como, por exemplo, nas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde as áreas mais críticas estão recebendo reforço policial.

Diante da guerra instaurada contra o tráfico, torna-se mais importante ainda ações preventivas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Lavras, que constitui uma forma de atuação das Polícias Militares, voltada para a prevenção ao uso indevido de drogas e, também, para às ações de vandalismo e formação de gangues entre jovens.

O Proerd foi instituído pela Polícia Militar, e procura manter os adolescentes ocupados através do esporte e da cultura. É um programa que não é repressivo, mas educativo. Os policiais interagem com estudantes nas escolas e, com isso, aproxima a força pública da comunidade. Em Lavras, o programa tem alcançado seus objetivos e reduzido consideravelmente as ocorrências envolvendo menores em áreas onde ele é aplicado.

Neste mês de dezembro, nos dias 9 e 10, será realizada a formatura de mais uma turma de jovens que participaram do Proerd. A solenidade será realizada no Ginásio Poliesportivo do 8º Batalhão, na rua Comandante Nélio, 111, no bairro Bicame, em Lavras, às 19h no dia 9, e 18h no dia 10. A realização é da Polícia Militar de Minas Gerais, do 8º Batalhão de Polícia Militar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras