Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 14/10/2015 18:45 - Atualizada em: 14/10/2015 22:15
Câncer de Mama: o alerta da Associação Médica de Lavras
O mês de outubro é dedicado a campanha de combate ao câncer de mama e a Associação Médica de Lavras enviou texto de alerta às mulheres

Imagem ilustrativa extraída da netpiaui.com

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Associação Médica de Lavras (AML) enviou para a imprensa um texto sobre os cuidados que as mulheres devem tomar para prevenir e diagnosticar o câncer de mama. O texto é a participação da Associação Médica de Lavras na campanha do Outubro Rosa. Segue abaixo na íntegra:

 

Os cuidados com a saúde englobam medidas gerais importantes como uma alimentação saudável, prática regular de atividades físicas, controle do peso e combate ao tabagismo.

No que tange à saúde mamária, todas estas medidas são relevantes e, a elas, soma-se o rastreamento mamográfico do câncer de mama. O exame de mamografia representa o exame de imagem mais usado e o que mostrou ser capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama, assim como possibilitar diagnósticos precoces. Por permitir o diagnóstico de lesões de poucos milímetros de diâmetro, as chances de cura são maiores em mulheres que realizam sua mamografia periodicamente. O risco de morte por câncer de mama é, em média, 30% menor nas mulheres que fazem rastreamento. No Brasil, a mortalidade continua elevada e são esperados mais de 57 mil novos casos neste ano. A distribuição dos mamógrafos e o acesso ao diagnóstico e tratamento não são uniformes, sendo necessários grandes esforços para mudar este panorama. Para a população de modo geral, recomenda-se a realização de mamografia anual a partir de 40 anos de idade. Mulheres classificadas como de alto risco devem ter seu acompanhamento iniciado mais cedo e outras medidas preventivas podem ser indicadas.

O Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo, representa o mês de combate ao câncer de mama, que, anualmente, acomete e mata milhares de mulheres. Com a evolução do diagnóstico e do tratamento, as chances de cura vêm crescendo e a mortalidade pela doença vem regredindo. Atualmente, receber este diagnóstico não mais implica em mutilação e impossibilidade de cura. As técnicas cirúrgicas possibilitam resultados oncológicos adequados associados a resultados estéticos satisfatórios e a individualização do tratamento radio e quimioterápico melhora a sobrevida de modo significativo. O câncer de mama não é mais sinônimo de perda das mamas. A cirurgia conservadora associada à radioterapia oferece resultados semelhantes aos adquiridos com mastectomias radicais.

Este ano, durante o Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia está lançando a campanha "Nenhuma mulher sem mama", com o objetivo de mostrar à população que a cirurgia de reconstrução mamária é um direito de toda mulher submetida à mastectomia e que pode, em muitos casos, ser feita em um procedimento único, permitindo melhora da auto-estima e reduzindo seu abalo psicológico.

A incorporação de exames genéticos e novas tecnologias incessantemente pesquisadas ao redor do mundo vem permitindo tratar o câncer de mama de uma maneira individual, com terapias específicas para cada tipo de tumor. Isso contribui para a melhoria dos resultados, pois podemos oferecer o melhor tratamento específico para cada paciente.

Quando descoberto em fases iniciais, as chances de cura são superiores a 90%. Toda mulher pode conhecer melhor suas mamas através do auto-exame, realizado preferencialmente no período pós-menstrual, e, dessa forma, se tornar mais capacitada a perceber possíveis alterações. Ao qualquer sinal, procure o seu médico. Além disso, as consultas de rotina e a mamografia periódica constituem as ferramentas de combate, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Previna-se. Cuide-se.

 

A Associação Médica finaliza seu texto afirmando que o câncer de mama tem prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cura, e afirma ainda que a melhor arma é a informação.

O artigo foi assinado pelo médico Mastologista e membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, Cássio Furtini Haddad

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras