Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 14/06/2010 22:14 - Atualizada em: 14/06/2010 22:16
Nhá Chica, de Baependi, a um passo da Beatificação
Depois do religioso Frei Galvão, a Igreja pode reconhecer, numa mulher do povo, a primeira Santa Brasileira: Nhá Chica

A igreja católica tem muita força em Minas Gerais. Na região de Lavras o catolicismo se reforça com a veneração até mesmo de quem ainda não foi elevado à categoria de santo. Isso acontece, por exemplo, com Padre Vitor, de Três Pontas. Segundo a fama de santidade, Padre Vitor é mais considerado como santo do Sul de Minas do que verdadeiros santos de outras regiões.

Correspondendo aos anseios do povo e seguindo o critério da fama de santidade, religiosos e bispos levam em frente a causa, promovendo procissões e missas, arrastando milhares de pessoas através de grandes romarias até Três Pontas. Muitas destas romarias partem de Lavras.

Agora a cidade de Baependi também tem motivos para comemorar: teólogos estiveram reunidos no dia 8, terça-feira, no Vaticano, e aprovaram as virtudes da Serva de Deus Nhá Chica. A decisão foi divulgada na quarta-feira, dia 9 pela Santa Sé. Esse foi mais um passo em direção à Beatificação de Nhá Chica, a santa dos baependinenses e do Sul de Minas. A próxima etapa deverá ocorrer em outubro com o estudo do milagre da cura de uma professora de Caxambu, que sofria de problemas cardíacos e foi curada, segundo relatos.

Francisca de Paula de Jesus (foto) não sabia ler nem escrever, mas deixou suas mais importantes palavras publicadas em livro. A obra "Caxambu", escrita por Henrique Monat, foi lançada há 114 anos, em 1894, poucos meses antes da morte de Nhá Chica. Um respeitado médico foi quem primeiro fez registrar o que a comunidade de todo o Sul de Minas já considerava milagre. Talvez fosse esse o prenúncio de que seria mesmo necessária, no futuro, a comprovação científica para o que a alma de toda gente simples da região já compreendia tão bem.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras