Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Comportamento /


Publicada em: 07/10/2015 19:44 - Atualizada em: 08/10/2015 09:10
Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes terá horários especiais no feriado prolongado
Passeio muito apreciado por turistas de todo o Brasil terá horários extras no feriado prolongado

Uma das únicas do mundo em bitola de 76 centímetros em atividade (Foto: Ferrovia Centro-Atlântica)

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

A tradicional Maria Fumaça que circula nas cidades de São João del-Rei e Tiradentes proporciona um passeio imperdível para quem aprecia belas paisagens. Durante o feriado prolongado, no qual também é comemorado o Dia das Crianças, o trem fará viagens extras para atender a demanda de turistas que quiserem aproveitar os dias de folga viajando pela história da ferrovia no Brasil.

A Maria Fumaça que faz o trajeto entre as cidades do Campo das Vertentes é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. No passeio de 12 quilômetros, a composição, com capacidade para transportar até 280 passageiros, passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Cada percurso dura cerca de 50 minutos.

A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar o rio das Mortes e a serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como serra de Tiradentes.

Um dos principais atrativos da região, a locomotiva a vapor roda normalmente nas sextas-feiras, sábados e domingos. Desde 2001, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) é responsável pela manutenção e operação das estações de São João del-Rei e Tiradentes.

A estação de São João del-Rei é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne equipamentos, peças, painéis didáticos e fotografias que contam a história da ferrovia no Brasil e na região.

Também estão expostas a EFOM nº 1, primeira locomotiva da ferrovia, e um carro de passageiro de luxo utilizado pela administração, construído em 1912. Em São João del-Rei, anexo à estação também existem oficinas de manutenção. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

Neste feriado prolongado, a locomotiva a vapor partirá de São João del-Rei e Tiradentes nos seguintes horários: Sexta-feira, dia 9, saídas de São João del-Rei às 10h e 15h; de Tiradentes às 13h e 17h.

No sábado, dia 10, saídas de São João del-Rei: 10h, 13h e 15h30, saídas de Tiradentes: 11h, 14h e 17h.  No domingo, dia 11, saída de São João del-Rei: 10h, 12h, 14h e 16h, de Tiradentes: 11h, 13h, 15h e 17h. Na segunda-feira, dia 12, saída de São João del-Rei: 10h e 13h, e de Tiradentes: 11h e 14h.

As tarifas do passeio custam R$ 40 somente ida e R$ 56 para ida e volta. Estudantes, crianças de 6 a 12 anos e adultos com mais 60 anos têm direito à meia entrada. Mais informações sobre a Maria-Fumaça em São João del-Rei Tiradentes: Tel. (32) 3371- 8485. 

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras