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Publicada em: 06/10/2015 11:04 - Atualizada em: 06/10/2015 14:25
Bancários iniciam greve por tempo indeterminado
Greve nos bancos está prevista para hoje; não atrase pagamento de contas

Agências bancárias na praça Augusto Silva (Foto: Jornal de Lavras)

 

 

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As agências bancárias de Lavras e de todo país estarão fechadas a partir desta terça-feira, dia 6, isso porque os bancários das instituições públicas e privadas entraram em greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam um reajuste salarial de 16%, o que corresponde a reposição da inflação mais 5,7% de aumento real, entre outras reivindicações.

A classe alega que a paralisação foi decidida depois de mais de 40 dias de negociações entre representantes dos trabalhadores e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A Fenaban ofereceu 5,5% de reajuste para os salários e vales. A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário. Os bancários também pedem participação nos lucros equivalentes a três salários mais R$ 7.246,82.

Em nota divulgada para a imprensa, a Fenaban informou que continua aberta às negociações e que a proposta apresentada às lideranças sindicais prevê a participação nos lucros dos bancos, de acordo com uma fórmula que, aplicada, por exemplo, ao piso de um caixa bancário, de R$ 2.560, pode garantir até o equivalente a quatro salários.

Quanto à participação nos lucros, a entidade propõe a distribuição de 5% a 15% do lucro líquido aos bancários, como regra básica, além da parcela adicional que distribui mais 2,2% do lucro de cada instituição.

Vale lembrar que a greve não desobriga o consumidor de pagar suas contas até o vencimento, a empresa credora tem que oferecer outras formas e locais para que as quitações sejam feitas.

Para não ser cobrado de encargos tais como juros e multa e ter o nome enviado a serviços de proteção ao crédito, a recomendação do Procon é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais de pagamento, como internet e casas lotéricas e outros. Se o contato for por telefone o consumidor deve se resguardar solicitando o número de protocolo ou então gravar a ligação, caso o fornecedor não oriente sobre a quitação do débito, o consumidor pode fazer a reclamação ao Procon.

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#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

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