Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 02/10/2015 14:12 - Atualizada em: 02/10/2015 17:40
Lavras ficou colorida de rosa na tarde desta quinta-feira - veja fotos
Este ano, o que marcou a caminhada coordenada pelo Lar e Vida foi a animação dos participantes

Muita animação no dia em que Lavras se vestiu de rosa (Foto: jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversas entidades no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Em Lavras o Outubro Rosa é coordenado pelo Lar e Vida "Mateus Loureiro Ticle", que este ano inovou e, no embalo, entrará novembro com a campanha Novembro Azul, que faz alerta aos homens para a importância do exame de prevenção. Com a realização de diversos eventos em outubro e novembro, os organizadores dos eventos acreditam no fortalecimento das ações de prevenção contra o câncer de mama e o câncer de próstata na cidade.

O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor. 

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo.

O Instituto Nacional de Câncer "José Alencar Gomes da Silva" (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.

De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

Ontem foram realizadas as tradicionais caminhas pelas ruas da cidade, na Zona Sul um grupo saiu da Praça dos Trabalhadores em direção a principal praça de Lavras, a Augusto Silva, e na Zona Norte, outro grupo saiu da praça Dr. Jorge, embalado por uma fanfarra e seguiu para o mesmo destino, na Augusto Silva. Eles se encontraram e saudaram os participantes.

A "onda rosa" formada por pessoas de todos os sexos e idades, por onde passava era saudada pelos populares das janelas, sacadas de prédios e portas de lojas. Na praça, depois do encontro das duas frentes, eles assistiram a apresentações de dança e apresentação da banda de música do 8º Batalhão.

O Outubro Rosa em Lavras tem a iniciativa do Lar e Vida e conta com o apoio do SESC Lavras, Universidade Federal de Lavras (Ufla), Centro Universitário de Lavras (Unilavras), Câmara de Dirigentes Lojistas de Lavras (CDL/LAVRAS), Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Lavras (APPIL), Grupo de Escoteiros Acauã, Paróquia de Sant'Anna, Mame Baby, Cachola Comunicação Integrada, Frederich, Prefeitura Municipal, Centro de Saúde Viva Vida, Polícia Militar, 17ª Sub-Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Feminina de Assistência Social (AFAS), Unimed, Ideia Brasil, Ecomed, Expresso Nepomuceno, Unimagem, Rádio 94 FM, Radio Cultura e Rádio Universitária FM.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras