Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 02/10/2015 00:26 - Atualizada em: 02/10/2015 12:09
Ufla desponta entre as melhores universidades do mundo
Ufla constou no ranking Times Higher Education, de 2015/2016

Foto ilustrativa: Ascom Ufla

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

Os lavrenses tem mais um motivo para se orgulhar da Universidade Federal de Lavras (Ufla), ela está agora entre as melhores universidades do Mundo, de acordo com o ranking Times Higher Education, de 2015/2016. A informação foi divulgada na tarde de quarta-feira, dia 30.

A avaliação é feita em todas as áreas de excelência de uma universidade de pesquisa global: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.  

Para o reitor da Ufla, professor José Roberto Scolforo a inserção neste seleto grupo das melhores instituições do mundo é um orgulho que deve ser compartilhado. "É certamente um sinal de que o sonho ousado de aparecer para o mundo, em posições de ainda mais destaque, nas próximas décadas, pode ser concretizado".

Scolforo enalteceu o quadro de servidores da Universidade, "temos muito orgulho de fazer parte de um time que faz da Ufla uma instituição cada vez melhor e cada vez mais reconhecida. Este é apenas o começo do nosso sonho e uma das maiores conquistas da Instituição", disse.

O The World University Rankings são gerados a partir de cinco pilares, representando as área de excelência do ensino superior: ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional. Na Ufla, o pilar mais bem conceituado foi o de Ensino, ranqueada na 438ª posição no mundo, seguida da pesquisa, na 532ª posição. Embora tenha um número significativo de publicações, o ponto que ainda deve ser mais trabalhado se refere ao número de citações. Outro desafio da Instituição é ampliar a relação com empresas privadas.

Avaliando o desempenho no ranking, o diretor de Relações Internacionais, professor Antonio Chalfun Júnior e o coordenador do Programa de Internacionalização, professor João José Marques, destacam a Ufla em diferentes aspectos, sobretudo, por estar no seleto grupo das melhores instituições de ensino superior do País. Além disso, destacam que os dados são referentes a 2012/2013, podendo avançar nas próximas avaliações.

O ranking THE avaliou instituições do mundo inteiro e listou as 800 melhores. A partir do 200º lugar, as universidades são divididas por faixas entre as posições, não mostrando a real colocação. Segundo o ranking, apesar de ter caído posições, a Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade do Brasil na posição 251-300. Seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Entre as 17 instituições brasileiras que aparecem no ranking, a Ufla está no bloco juntamente com as universidades federais de Brasília (UnB), Bahia (UFBA), Minas Gerais (UFMG), Paraná (UFPR), Rio Grande do Sul (UFRS), Santa Catarina (UFSC), São Carlos (UFsCar), Viçosa (UFV), além da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e das Pontifícias Universidades Católicas do Paraná e Rio Grande do Sul.

No ranking mundial, a americana California Institute of Technology lidera entre as melhores em 2015. Ela é seguida pela britânica University of Oxford, Stanford University (EUA), University Of Cambridge (Reino Unido) e Massachusetts Institute of Technology (EUA). Harvard University, que geralmente lidera os rankings internacionais, aparece na 6ª posição.

Entre os BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a China lidera com 37 universidades no ranking deste ano. A Ufla contribui para o Brasil aparecer em segundo, com 17 instituições, enquanto Rússia e Índia têm 13 listadas cada. Na América Latina, o Brasil é o país com maior número de universidades representadas no ranking. Argentina, Colômbia e México têm duas instituições cada e o Chile tem seis.

Para listar as 800 melhores instituições do mundo, o Times Higher Education leva em consideração, entre outros indicadores, o número de artigos publicados, citações, titulação e reputação de professores.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras