Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


variedade / Entrevista /


Publicada em: 25/09/2015 13:29 - Atualizada em: 25/09/2015 19:01
Entrevista: Aprendizagem Inteligente com Victor Patrick, por Dieikson de Carvalho
O professor Dieikson de Carvalho recebeu Victor Patrick em seu programa Coisas da Vida e cedeu a entrevista ao Jornal de Lavras

Victor Patrick e Dieikson de Carvalho (Fotos cedidas pelo professor Dieikson de Carvalho)

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Por Professor Dieikson de Carvalho

A Neurociência e a neurolinguistica são duas ciências que ajudam a compreender o funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem e a potencializar os conteúdos apreendidos.

A Neurociência é todo o tipo de investigação sobre o sistema nervoso. Como ele se desenvolve, como ele funciona como ele é parecido e diferente entre indivíduos e espécies. E até como ele deixa de funcionar. A neurociência nos revela como o cérebro produz o nosso comportamento.  Já a Neurolinguística é a ciência que estuda a elaboração cerebral da linguagem. A Programação Neurolinguística (PNL), como é conhecida, oferece um modelo que ajuda a entender melhor como o ser humano pensa, age e se comunica, para que cada um seja capaz de identificar e aproveitar suas capacidades para alcançar os resultados que deseja. Trata-se de uma das mais eficazes ferramentas de mudança comportamental,  reconhecida em todo o mundo como a fórmula da excelência humana.

Aproveitando a estadia de um dos homens que foi reconhecido pela National Geographic Chanel, como uma das mentes mais brilhantes do Brasil, entrevistamos o nacionalmente famoso Victor Patrick. Victor é um mineiro da cidade Montes Claros, norte de Minas, que participou de um desafio promovido por esse canal de televisão, com o objetivo de explorar as potencialidades da mente humana. Em 16 dias, ele decorou 160 revistas. Seu desempenho foi sensacional e ele se tornou um ícone dos benefícios da utilização das estratégias da Neurociência e da Neurolinguística no processo de aprendizado e armazenamento de conteúdo.

Essa semana, Victor Patrick está palestrando para várias Instituições de Ensino em nossa cidade sobre os benefícios e os proveitos da utilização da neurociência no processo de ensino aprendizagem. Ontem, ele participou do Programa Coisas da Vida, apresentado pelo Professor Dieikson de Carvalho, na Rádio Cultura de Lavras, e concedeu a seguinte entrevista:

Como você conseguiu ser eleito uma das mentes mais brilhantes do Brasil?

Eu trabalho desde 2008 com a neurociência e a neurolinguística em todo o Brasil, ajudando crianças, jovens e adultos a potencializarem o seu mecanismo cerebral e absorver o máximo possível de conhecimento. A National Geographic entrou em contato comigo para participar de um programa chamado "Os Incríveis – O Grande Desafio", sobre a exploração do desenvolvimento cerebral, apresentado pelo Casé. O desafio foi memorizar 160 revistas em 30 dias, eu o fiz em 16. Depois um convidado escolhia 10 revistas e eu tinha que dizer a data da publicação, o texto correto da chamada e a foto da capa de cada uma delas. Assim, fui eleito uma das mentes mais extraordinária do Brasil.

Mas essa habilidade decorar grande quantidade de conteúdo em pouco tempo é um dom natural?

Não. É o desenvolvimento da habilidade cerebral. Todos nós já nascemos com certos dons e aptidões, mas podemos e devemos melhorar muito a nossa capacidade intelectual através de prática que estimula o aprendizado, o armazenamento e a capacidade de pensar e criar. É uma estratégia que utilizamos para potencializar o nosso cérebro em busca de um conhecimento mais profundo e inovador.

Mas você sempre gostou de estudar e teve facilidade para estudar?

Não. Eu sempre fui um péssimo aluno. Repeti cinco vezes as séries da Educação Básica e não tinha ânimo e nem gosto para estudar. Além disso, eu sofro de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção), que só vim a descobrir mais tarde e que muito me prejudicou na escola formal.

Então, como você desenvolveu essa habilidade?

Sabendo das minhas dificuldades de aprendizado, de memorização e de pensamento, fui buscar ajuda na Europa, onde conheci os métodos utilizados pela neurociência e pela neurolinguística. A partir daí, utilizando os estímulos corretos, desenvolvi essas habilidades de memorizar, pensar, filtrar, criar e armazenar corretamente, livrando a mente de toda a poluição de informação e aumentando a concentração naquilo que realmente é o mais importante.

Essas estratégias podem ser aprendidas por qualquer pessoa?

Sim. Aliás, elas mudam e muito a qualidade da educação e a qualidade de vida, pois te ensina a usar o cérebro de maneira correta, sem estresse e com habilidades incríveis. E não só para o aprendizado de conteúdo, mas te ensina a trabalhar as emoções e equilibrá-las com a razão, tornando a vida mais fácil, mais leve e mais prazerosa de se viver.

Você afirmou que conseguiu aprender vários idiomas em dois ou três meses de estudo. Como isso é possível?

A gente aprende línguas de maneira equivocada no Brasil. Primeiro a gente tem que aprender a falar, comunicar, sentir o que está dizendo, para depois entender e compreender a gramática. No Brasil e na América Latina, ensina-se primeiro a gramática e depois a comunicação, tornando o aprendizado mais difícil, complexo e muito menos prazeroso.

Você também afirma que utilizando as estratégias propostas pela neurociência um aluno de escola pública pode passar numa Universidade Federal com tranquilidade.

Sim. Basta aplicar a metodologia e as estratégias em cada conteúdo na hora de estudar. O resultado do aprendizado é de 100% do conteúdo estudado. Com menos esforço, menos tempo e muito mais prazer em estudar, pois você aprenderá a sintetizar, através do processo de mapa mental. Em nossas escolas, aprendemos de forma linear os conteúdos, mas a nossa mente não trabalha dessa forma. O mapa mental faz

com que um aluno memorize 40 páginas de um livro em instante e consiga resumi-lo em apenas uma folha.

Essa é a técnica que você chama de Aprendizagem Inteligente?

A Aprendizagem Inteligente não se resume a uma técnica, mas várias formas de aplicar habilidades racionais para aprender qualquer conteúdo, de forma rápida, eficiente e duradoura. Quando você decora, você esquece. Mas quando você memoriza e armazena o conteúdo você pode solicitá-lo sempre que desejar e o cérebro o encontrará em instante. Por isso, não existe o tal "branco" que os alunos afirmam sentir na hora de uma avaliação. O "branco" nada mais é do que o mau funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem.

Como um mau funcionamento? Você não tem mais o branco?

Eu não... E nem as pessoas que utilizam a aprendizagem inteligente. O "branco" se dá quando você, pelo nervosismo e influenciado pela ansiedade, estressa o cérebro e o desorganiza na busca do armazenamento do conteúdo. O cérebro simplesmente bloqueia, trava e não consegue acessar aquela informação que ele armazenou. Daí vem o famoso "branco".

Desde 2008 que você vem trabalhando com a neurociência. Os resultados são realmente confiáveis?

Quem participa do meu curso, ou seja, aprende as estratégias na teoria e na prática, senão passar no concurso que deseja, senão entrar na Universidade e no curso que quer, eu devolvo em 100% o investimento. Não há limites para se chegar onde quer com esses recursos. Basta aprender a trabalhar e retirar do sistema cerebral o que ele tem de melhor para nos oferecer.

Você está em Lavras desenvolvendo quais trabalhos?

Em primeiro lugar, estou visitando algumas Instituições e Ensino e dando palestras gratuitas para divulgar a importância da Neurociência e da Neurolinguística para os alunos, pais e professores. Também atendo algumas pessoas graciosamente, sem nenhum custo, que queira entender e compreender melhor os mecanismos da aprendizagem inteligente do cérebro. E nos próximos dois finais de semana (26 e 27 de setembro e 03 e 04 de outubro), das 08 às 12 horas, estarei ministrando o curso Aprendizagem Inteligente, ensinando a teoria e a prática da utilização do cérebro no processo de aprendizagem. Esse curso visa ajudar as pessoas a estudar em menos tempo e aprender muito mais. Como é um curso que precisa da minha atenção constante, principalmente na parte prática, serão abertas apenas 20 vagas, pois não posso trabalhar mais do que isso, pois a didática com os participantes é bem individualizada, principalmente, porque necessito desenvolver e muito a parte prática desse conhecimento.

Quem quiser conhecer o seu trabalho e entrar em contato, nessa sua estadia em Lavras, quais são os contatos?

As pessoas podem conhecer o meu trabalho através do site www.victorpatrick.com.br. Lá elas encontrarão os vídeos da minha participação no Programa da National Geographic, os depoimentos das mais diversas pessoas que passaram a utilizar as estratégias propostas e conseguiram grandes resultados, como também, toda a programação do curso que será desenvolvido aqui em Lavras. Aliás, o controle das 20 vagas é feito também pelo site. Quem quiser fazê-lo deve se inscrever pelo site. E os telefones para contatos pessoais são (38) 9120-6744 (operadora tim) e (38) 9107-7740 (operadora vivo). Lembro que os dois telefones têm WhatsApp que facilita o contato.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Seminário de Inovação e Empreendedorismo será realizado em Lavras Ciro Gomes vem a Lavras ministrar palestra para alunos do Curso de Direito da Ufla
   
Atleta lavrense Mariela de Abreu vence concurso de Artigos Científicos PM de Lavras prende casal de traficantes
   
Identificadas as vítimas do acidente na BR-265: é uma família de Lavras Uaitec de Lavras está oferecendo cursos gratuitos de qualificação profissional
.

Flashes de Notícias:

Novo colégio na cidade Evacuação de prédio por risco de desabamento
   
CEPs específicos por rua Burger King em Lavras
   
Descoberta de que jovem assassinada estava grávida - entrevista com a delegada Projeto de regulamentação do serviço de Mototaxista
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras