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/ Economia /


Publicada em: 22/09/2015 15:46 - Atualizada em: 23/09/2015 00:03
Medida tomada pela Autotrans gera desemprego e prejudica passageiros de Lavras
Dois pesos, duas medidas: Autotrans tem uma forma de trabalhar em Varginha diferenciada de Lavras

Vereador Marcos Possato e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Lavras, Geraldo Melo Ferreira, em um ônibus da Autotrans em Varginha, que trabalha com trocadores

 

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Há cerca de dois anos a Câmara Municipal debateu uma questão levantada por motoristas, cobradores e sindicalistas, a de impedir que a Autotrans, empresa concessionária do serviço de transportes urbanos, não acumulasse as funções de motorista e cobrador a uma única pessoa, no caso o motorista, isso, segundo eles, colocava a vida dos passageiros em risco, pois num caso de embarcar um deficiente físico, função hoje atribuída ao trocador, fica a cargo do motorista, que tem de puxar o freio de mão e descer para embarcar o passageiro.

O veículo não pode ter seu motor desligado, por isso, fica desengrenado e seguro apenas no freio de mão, o que representa um perigo para quem está dentro do coletivo. A segurança fica comprometida também, segundo os motoristas, trocadores e sindicalistas, na questão do dinheiro, um assalto ao coletivo pode terminar em morte, no caso, do motorista, que está no comando do ônibus, em movimento ou parado, um homicídio pode ter consequências para os passageiros.

A outra questão é em relação ao tempo de atendimento, se num determinado ponto de embarque tiver dez pessoas, por exemplo, o circular não é colocado em movimento enquanto o motorista não receber de todos e fazer o troco. Na época, eles se queixavam também da questão do desemprego, os trocadores perderiam suas funções e seriam demitidos.

Na época, o vereador Marcos Possato resolveu a questão: apresentou um projeto de lei que proibia a atividade concomitante de motorista e trocador nos circulares da cidade. A lei vigorou por dois anos, porém, a Autotrans foi para a justiça e agora, depois de uma decisão judicial, os motoristas passaram novamente a realizar os serviços de trocador.

Quem poderia reverter à situação seria o Poder Executivo, porém, ele não o fez. O vereador Marcos Possato lamentou que o prefeito Silas não tenha feito nada para reverter esta situação e dessa forma, "expor os motoristas da empresa a esse sacrificante e injusto trabalho de dupla função, que afeta, até mesmo psicologicamente os funcionários". Outro aspecto considerado pelo vereador  Possato foi a iminente demissão de trocadores, numa hora difícil que a sociedade está passando, com atrasos de pagamento, como a própria prefeitura faz com seus servidores e fornecedores.

Possato disse que estranhou a correspondência do Prefeito encaminhada à Câmara, onde disse que foi feito um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), somente entre o Prefeito e o proprietário da empresa Autotrans, sem a participação dos principais interessados, que são os motoristas, trocadores e a direção do Sindicato dos Rodoviários de Lavras.

O vereador Possato disse que mais uma vez a decisão que afeta a vida de milhares de cidadãos usuários dos ônibus, foi feita entre quatro paredes e a duas pessoas. Não concordando com a decisão da empresa em determinar que o motorista exerça a função de trocador nos circulares urbanos, Possato, acompanhado do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Lavras, Geraldo Melo Ferreira, foi ontem até a cidade de Varginha, onde a Autotrans presta, também, os serviços de circular urbano. "O que mais me chamou a atenção foi o fato de que naquela cidade todos os ônibus circulares operam com trocador. Por que esta discriminação com os trabalhadores de Lavras, que exercem com a mesma competência os serviços dos trabalhadores da Autotrans de Varginha?", questionou o vereador Possato que disse que vai lutar, novamente pelo fim das atividades concomitantes de motorista e trocador nos circulares urbanos da cidade de Lavras.

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