Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 18/09/2015 18:40 - Atualizada em: 19/09/2015 00:08
Ibituruna investe em prevenção da saúde bucal de suas crianças
Secretaria de Saúde de Ibituruna realiza Semana dos Bons Dentes

Foto ilustrativa extraída do site cartaoiop.com.br

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A saúde bucal, durante anos, esteve à margem das políticas públicas de saúde nas três esferas: federal, estadual e municipal. O acesso dos brasileiros à saúde bucal era extremamente difícil e limitado, isso em decorrência do número reduzido de profissionais, de uma falta de política de conscientização e principalmente pelo valor cobrado de um tratamento.

A maioria dos brasileiros procurava os dentistas quando a situação chegava ao extremo e, com a demora na procura ao atendimento aliada aos poucos serviços odontológicos oferecidos, a principal medida era a extração dentária, perpetuando a visão da odontologia mutiladora e do cirurgião-dentista com atuação apenas clínica. 

A política de saúde bucal mudou e as três esferas desenvolvem hoje programas interessantes para cuidar dos dentes, principalmente das crianças. Um exemplo de programa que tem se destacado é o implantado pela Prefeitura de Ibituruna: naquela cidade criou-se a "Semanas dos Bons Dentes", um evento que acontece anualmente nas escolas municipais "Fernão Dias Pais" e "Chapeuzinho Vermelho". A proposta visa aproximar o profissional dentista do cotidiano das crianças, eles desenvolvem um trabalho educativo-preventivo na busca de "Sorrisos Saudáveis".

Este ano, a programação para o CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil)Chapeuzinho Vermelho vai contar com o Apoio do Clube do Livrinho em Família em que as crianças levarão para casa livros sobre saúde bucal, higiene e alimentação saudável, para que a família participe e se informe sobre hábitos saudáveis. Ainda aproveitando o momento mágico da leitura, as crianças serão surpreendidascom a visita dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Funcionários do Núcleo de Saúde Bucal se transformarão em artistas por um dia, numa forma divertida e atraente de envolver as crianças nesse universo, promovendo saúde.  Para sedimentar o conhecimento, a Equipe de Saúde Bucal irá trabalhar com as crianças a confecção de um livrinho em que os temas alimentação saudável, escovação supervisionada e visita ao dentista serão destacados.

Na escola Fernão Dias, a programação conta com o apoio da Educadora Física, que aliando saúde bucal à prática saudável de exercícios, comprova uma parceria de sucesso. As crianças vão participar do tradicional Concurso de Paródia, com tema relacionado à saúde bucal em que as crianças são estimuladas a criar paródias, apresentá-las e serão julgadas conforme sua desenvoltura e participação. Iniciativa que fortalece o conhecimento sobre hábitos saudáveis, além de motivar as crianças a buscá-los.

Essa iniciativa surgiu em 2005, partindo da necessidade de se Educar mais para Restaurar Menos e já vem colhendo bons frutos. De acordo com o último levantamento epidemiológico naquela cidade, a cada 10 crianças de 0 a 5 anos, oito não possuem cárie. Os resultados comprovam que investir em "prevenção" ainda é melhor que "remediar".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras