Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 20/09/2015 22:19 - Atualizada em: 22/09/2015 15:23
Grupo ligado às artes promoverá o 2º Cultura Lavras na Praça
O 2º Cultura Lavras na Praça será na praça Augusto Silva,no dia 27

Grupo Cultura Lavras (Foto: Click Agito do Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Lavras foi no passado uma cidade que respirava cultura, para se ter uma ideia, companhias de teatro faziam temporadas na cidade por dois ou três meses, isso na época que a cidade tinha um sexto da população que tem hoje. Grandes companhias de ópera se apresentavam em Lavras, como a Companhia Lírica Rotoli e Billoro, dos consagrados Luigi Billoro e Donato Rotoli.

Aqui também passou a cantora lírica Consuelo Escriche diplomada pelo Real Conservatório de Milão, Itália, onde iniciou sua brilhante carreira artística. Depois de exibir-se nos mais conhecidos palcos europeus, sempre ao lado de grandes figuras, como por exemplo: Tita Ruffo e o grande Caruso, veio para uma temporada na América do Sul. No Brasil, apresentou-se no Rio de Janeiro, São Paulo, Petrópolis e Lavras.

Com o passar dos anos a cultura foi se perdendo na cidade, surgiram algumas tentativas de reviver aqueles tempos, porém, eram tentativas isoladas. Mais recentemente um trabalho foi desenvolvido pela professora e ex-secretária Municipal de Cultura Luiza Maria Victorino Andrade, durante mais de um ano Lavras voltou a ter atividades culturais quase que diariamente, mas este trabalho acabou no ano passado e a cidade sofreu novamente um apagão cultural, com atividades apenas esporádicas e quase sempre realizadas pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) como contribuição à comunidade.

Neste cenário surgiu o "Cultura Lavras", um grupo que visa auxiliar e ampliar a área artística da nossa região, ele é ligado às oito artes: música, dança, teatro, artes plásticas, fotografia, gastronomia e literatura. O movimento, segundo seus organizadores, pretende ser uma referencia em Lavras, incentivando novos talentos, promovendo atividades artísticas e eventos de diversas temáticas, recuperando um espaço perdido há décadas. A proposta é levar cultura para todas as camadas da população, organizando em locais abertos e históricos, eventos com todas as artes envolvidas, sejam gincanas, apresentações musicais e diversos outros, atingindo também a área social com doações e transmissão de conhecimento através das oficinas e palestras.

O grupo vai realizar, no dia 27, domingo, o "2° Cultura Lavras na Praça", das 9h às 14h e terá uma exposição de poesias e fotografias do Grupo Poesias da "Bala Chita" e um concurso de declamação de poemas, para todas as idades, com premiação em dinheiro.

Inscrições podem ser realizadas no site no site culturalavras.webnode.com e pelo Facebook: culturalavras.

A Prefeitura de Lavras participa com a autorização do uso do espaço físico da praça e com o empréstimo do som.

Veja fotos da primeira edição do "Cultura Lavras na Praça:

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras