Praça Leonardo Venerando, no centro de Lavras, um dos locais escolhidos para colocação do Laço Vermelho. Abaixo, o prédio da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. Fotos: Jornal de Lavras
Em Lavras, como em todo o mundo, no dia de hoje está sendo travada uma luta contra o preconceito: é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Diversas ações estão sendo desencadeadas por diversos locais de grande concentração. Distribuição de preservativos, folderes e principalmente o símbolo maior da luta: o laço vermelho.
Para marcar o dia em Lavras, a Secretaria Municipal de Saúde pontuou quatro locais para chamar a atenção dos lavrenses, colocando quatro grandes laços vermelhos: um foi instalado no marco geográfico da praça Leonardo Venerando, no centro da cidade; o outro, no terminal rodoviário "Maurício Ornellas de Souza", que nesta época do ano fica muito movimentado devido ao fluxo de pessoas da região que vêem a Lavras fazer compras de Natal; no prédio da Secretaria de Promoção e Cidadania, na zona norte da cidade; e na Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa).
Os laços foram colocados nestes locais desde quarta-feira, dia 24. Com o slogan "O preconceito como aspecto da vulnerabilidade ao HIV/Aids", a campanha pretende atingir a faixa etária dos 15 aos 24 anos.
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids. Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.