Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 03/09/2015 08:35 - Atualizada em: 03/09/2015 11:26
"Daria para comprar 2 caminhões por mês", diz vereador sobre o valor da coleta de lixo em Lavras
Vereador Marcos Possato quer que a cidade municipalize a coleta de lixo urbano, que hoje é terceirizada, para poder sobrar dinheiro para a saúde e educação

Vereador Marcos Possato quer serviço de limpeza urbana municipalizado (Foto: Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O vereador Marcos Possato tem frequentemente levantado a questão da terceirização da coleta de lixo urbano. Possato acredita que, com o que se paga mensal e religiosamente à empresa coletora de lixo em Lavras, daria para adquirir dois caminhões compactadores por mês, isso porque a prefeitura paga mensalmente cerca de R$ 600 mil. Esse valor não é um dado oficial, até porque a falta de transparência  no se que refere ao assunto é  generalizada e proposital, de sorte que a população se vê impedida de fiscalizar o quanto o  orçamento é onerado e o quanto sobraria e poderia ser feito caso tais recursos fossem direcionados para outros setores, como saúde e educação, por exemplo.

Na reunião da Câmara Municipal, na segunda-feira, dia 31, o vereador voltou a falar sobre a municipalização do lixo. Possato disse que tem cobrado este ato do prefeito Silas Costa Pereira, disse que faz isso porque vê a diminuição dos recursos ao município e vê também, que as medidas tomadas pelo Chefe do Executivo são: demissões de funcionários, cortes na área da saúde, falta de medicamentos na Farmácia Municipal, fatos facilmente comprovados. O vereador Possato questionou: "Por que se demite servidores e paga-se quase R$ 600 mil por mês a empresa de coleta de lixo?".Um dado que também chama a atenção é a pontualidade no pagamento da empresa, o que não acontece com outros fornecedores da Prefeitura.

O vereador Marcos Possato disse que as cidades de Varginha e Campo Belo municipalizaram o lixo, com isso, geraram mais empregos na prefeitura naquelas localidades. Um ponto, que não foi levantado pelo vereador, mas poderia ser considerado, é a questão da reciclagem.

Com o crescimento da população, da fabricação e da utilização de artigos industrializados, inclusive embalagens, a quantidade de lixo produzida é cada vez maior, tornando-se um sério problema para o meio ambiente. A reciclagem seria o mais viável para Lavras, a implantação de uma Usina de Lixo Urbano geraria empregos e os custos da coleta aproximariam do zero. A cidade já tem uma experiência com a Acamar, instituição premiada e reconhecida em todo o país, por que não municipalizar a coleta e fazer uma parceria com a Acamar?

É notório que os serviços de limpeza pública em Lavras, dentre os quais se destaca o serviço de coleta terceirizada de lixo, é extremamente dispendioso aos cofres da municipalidade. Vale lembrar que há 4 anos foi lançado o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que exigiu que todos os municípios brasileiros construís­sem aterro sanitário.  O prazo acabou no fim do ano passado e muitos municípios não atenderam a determinação federal. A situação de Lavras, neste período, foi mais desastrosa ainda, a cidade formou um lixão a céu aberto, onde se faz queimada, esconde a presença de "garimpeiros" de lixo, o que é facilmente comprovado com a existência de pequenas casinhas montadas de papelão e lata, onde eles descansam e fazem suas refeições.

A iniciativa do vereador Marcos Possato em cobrar a municipalização do serviço de coleta de lixo em Lavras, diante do que se tem visto no lixão e o que a empresa coletadora faz, também a escassez dos recursos e os setores que o Chefe do Executivo penaliza para poder sobrar para poder pagar em dia a empresa um valor exorbitante, mostra-se válida e deveria ser levada em consideração e analisada pelo Poder Executivo.

A seguir, fotos do lixão que foram registradas pelo Jornal de Lavras no sábado, dia 29. Ele fica à margem da estrada que liga a Br-265 ao bairro Ityrapuan, bairro que passou a pertencer ao perímetro urbano de Lavras. Clique nas miniaturas para visualizar.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras