Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 14/06/2010 12:32 - Atualizada em: 02/11/2011 12:43
Epamig atende cafeicultores em clínicas de doenças e pragas do cafeeiro

     

        Júlio César de Souza, pesquisador da Epamig de Lavras

 

Especialistas em pragas e doenças do cafeeiro estarão à disposição dos cafeicultores em duas clínicas que a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) mantém em funcionamento durante toda a Expocafé 2010, que começa na quarta-feira, dia 16 e se estenderá até sexta, dia 18. Nas clínicas, instaladas num espaço anexo ao estande da Epamig, os produtores podem tirar dúvidas, fazer questionamentos e apresentar demandas de pesquisa. Para auxiliar no atendimento, os pesquisadores montarão infra-estrutura com coleção de insetos, baners informativos, microscópios, lupas com monitores onde os insetos poderão ser observados vivos nas plantas, fotografias e vídeos.

"A clínica é a maneira prática de levar ao usuário da pesquisa o trabalho desenvolvido pela Empresa", destaca o pesquisador Júlio César de Souza, que prestará orientações sobre pragas ao lado do entomologista Rogério Antônio Silva. "É também uma ótima oportunidade que temos de ouvir o usuário", completa Rogério. Os pesquisadores Vicente Carvalho, Sônia Maria de Lima Salgado e Maurício Sérgio Zacarias falam de doenças e nematóides.

O espaço também servirá para a apresentação de novos produtos menos tóxicos e menos agressivos para o controle de pragas. É o caso de alternativas ao Endosulfan, que é padrão nas recomendações para controle da broca do cafeeiro, porém é altamente tóxico, já tendo sido banido de vários países. Os pesquisadores da Epamig vão apresentar substitutos do produto como o rynaxypyr e cyazypyr, ainda em fase de testes, mas que têm demonstrado bons resultados no controle da praga.

Os produtores também poderão ter mais informações sobre formas de controle do bicho-mineiro e de cigarras, as principais pragas do cafeeiro. As clínicas da Epamig funcionam de 8h às 17h, com intervalo no horário de almoço. Os pesquisadores são do escritório regional da Epamig, com sede em Lavras.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras