Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 01/09/2015 07:26 - Atualizada em: 02/09/2015 01:51
Um lavrense no "Ninho das Águias"
Lavras agora tem um filho na Esquadrilha da Fumaça, ele é Oficial de Relações Públicas da elite da elite da FAB

Tenente Lemos, o quinto da direita para esquerda, pousando para sua primeira foto oficial como integrante da Esquadrilha da Fumaça. Abaixo, Tenente Lemos, ainda como assessor de Comunicação Social da AFA, e ele recebendo em terra as boas vindas dos companheiros da Fumaça  (Fotos extraídas do Facebook)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Força Aérea Brasileira (FAB) possui em seu quadro um grupo que é a elite da elite, são os integrantes do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), são os "fumaceiros", os integrantes da mundialmente conhecida Esquadrilha da Fumaça.

Ela é composta não apenas pelos pilotos dos Tucanos A-29, aqueles que riscam o céu azul com as aeronaves que são usadas para patrulhamento das fronteiras brasileiras. O esquadrão, formado por pilotos e mecânicos, possui toda uma estrutura de apoio e, como ocorre com os pilotos e mecânicos, a escolha para compor o quadro da estrutura de apoio do EDA é criteriosa, tudo tem que ser perfeito, tem de ser os melhores, a elite da elite. A escolha de uma pessoa para o quadro é muito rigorosa. Depois de analisada a proposta de um membro, de aprovada é feito o convite e como tudo na Esquadrilha da Fumaça é emocionante, o convite para compor o quadro tem de ser com emoção.

Este mês um lavrense passou por esse momento, testaram seu coração e mexeram com seu emocional. O lavrense é Marcus Vinicius Costa Lemos (foto), o tenente Lemos da Força Aérea Brasileira. Ele passou a integrar o quadro da elite da elite como Oficial de Relações Públicas da Esquadrilha da Fumaça. Marcus é lavrense, tem 30 anos, ele é filho do professor aposentado da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Elio Lemos da Silva, e da professora Lucélia Costa Lemos. Marcus é casado com a jornalista Tábita Martins Lemos, da EPTV São Carlos e o casal reside em Pirassununga (SP). O tenente Lemos ocupava o cargo de assessor de Comunicação da Academia da Força Aérea.

O tenente Lemos contou, em sua página de relacionamento Facebook, como recebeu o convite para ser o Oficial de Relações Públicas da Esquadrilha da Fumaça. Segundo ele, Beto Faria o convidou para fazer um voo de Tucano T-27, seria um voo de experiência. Os dois embarcaram na aeronave e decolaram. O capitão Beto Faria fez algumas evoluções e, quando o tenente Lemos imaginava que aquele seria mais um voo de rotina, o Capitão seu amigo pediu que ele ajustasse o rádio da aeronave e olhar para a esquerda.

Ao lado da asa do T-27 emparelhou um Tucano A-29 da Esquadrilha da Fumaça. Neste momento o tenente Lemos ouviu a mensagem que o deixou extremamente emocionado, foi lhe dado às boas vindas e os parabéns pelo seu ingresso na equipe da Esquadrilha da Fumaça, foi então que ele descobriu que a partir daquele instante ele seria o Oficial de Relações Públicas da Esquadrilha da Fumaça.

De acordo com o relato do lavrense tenente Lemos, ele não conteve as lágrimas ao ouvir, pelo rádio, as boas vindas e parabéns pela admissão, ditas pelos integrantes e amigos nas aeronaves e os que estavam em solo.

Tenente Lemos relatou que muitos sonham em ser jogador de futebol, muitos querem ser médicos, atores, músicos de uma mega banda de rock, pilotos. "Eu estava nessa última turma: queria ser piloto. Mas por motivos que nem eu sei, não segui a carreira militar quando tinha idade para ingressar nas escolas de formação e, simplesmente, esqueci disso.Foi numa demonstração da Fumaça, em Lavras, que eu me lembrei dele, escondido lá no canto da memória, quase no esquecimento. Dali, meu objetivo e sonho passou a ser 'chegar lá'. Eu também queria ser portador daquela mensagem de amor à pátria, de profissionalismo, de espírito de corpo, de respeito. Foram anos tentando o único concurso público que eu tentava, o de ingresso da Força Aérea Brasileira, e mais dois anos trabalhando na Academia da Força Aérea (AFA), local de onde carrego as maiores experiências profissionais que já experimentei e amizades sinceras".

O lavrense fez um resumo do que sentiu 12 anos depois de ter lembrado que tinha um sonho: "olho para a minha esquerda, olho para a minha direita, e vejo dois A-29 nas alas", então questiona: "entende por que chorei tanto?"

As emoções para o lavrense não terminaram com o voo e o convite: antes do pouso, duas aeronaves da Esquadrilha da Fumaça emparelharam ao lado das asas do avião onde estava o tenente Lemos, parecendo fazer uma escolta ao novo integrante da Fumaça. De repente o capitão Beto Faria disse: "Lemos, ao lado da sua perna esquerda tem uma bolsa verde. Abre ela... deixei um presente aí pra você. Essa bolacha [adesivo da Fumaça que se cola com velcro no macacão] foi do meu pai. Está autorizado a tirar a bolacha que está usando agora [da AFA] e usar esta".

Em sua página do Facebook, o tenente Lemos, da Esquadrilha da Fumaça escreveu para o seu amigo piloto: "Obrigado pela sensibilidade, Faria. Não sei se vou chegar um dia a ter essa nobreza, mas compreendo o significado do que fez". Ainda na página ele escreveu: "pessoalmente, vou agradecer um por um que me carregou até aqui, que me deram as oportunidades de trabalhar e mostrar o meu trabalho. Sei que cometerei a injustiça de muitos ficarem sem o meu contato, mas, de coração, já estão agradecidos. De maneira mais sucinta, agradeço agora a Tábita, que acreditou e me acompanhou nos meus sonhos, meus pais e irmã, meus amigos da Comunicação Social da AFA e, claro, da Fumaça, onde agora vou ser Oficial de Relações Públicas. Tenho o privilégio de fazer parte de uma equipe em que todos que passaram deixaram um legado".

O tenente Lemos finaliza sua mensagem com a frase mais conhecida entre os pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea: "Fumaça já!".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras