Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 31/08/2015 20:50 - Atualizada em: 01/09/2015 07:25
Urpa, atendimento negado: reação de um município vizinho de Lavras será na justiça
"Omissão de socorro", assim os municípios da região estão classificando a atitude do secretário Moretti e do prefeito Silas em fechar as portas da Urpa para as cidades vizinhas

Antiga Urpa, agora Pronto Atendimento Municipal de Lavras (Foto: Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O prefeito Silas Costa Pereira e o secretário Municipal de Saúde, Leandro Lazzarini Moretti, vão enfrentar uma batalha na justiça, pelo menos é o que está sendo previsto, já que muitos vereadores das cidades do entorno de Lavras já manifestaram que vão exigir que seus municípios recorram à justiça para garantir o atendimento da população.

Um vereador de uma Câmara Municipal de um dos municípios atingidos pela medida tomada pelo secretário Moretti e pelo prefeito Silas, garantiu que tomará uma medida extrema: vai pedir a desocupação do prédio da Urpa (Unidade Regional de Pronto Atendimento).

Segundo ele, o prédio foi construído com recursos dos governos federal e estadual para atender a região. Para ele, a estrutura física não pertence a cidade de Lavras, mas a região, pois assim foi acordado na época com a então prefeita Jussara Menicucci, que conseguiu viabilizar os recursos com o então secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana, mediante a condição de atender a região. Na época, a escolha de Lavras de ser uma regional foi devido a sua importância na região e por ser um polo.

"Isso é apropriação do imóvel, se Lavras não quer mais ser sede regional da unidade de saúde, tem que desocupar o imóvel ou então, pagar aluguel às prefeituras que perderam o atendimento", disse o vereador, que pediu para não ser identificado e não ter seu município identificado até ele dar entrada em um pedido na Câmara Municipal de sua cidade esta semana.

"Em Varginha tem um serviço de oncologia que atende toda a região, seria o mesmo que o prefeito daquela cidade passasse a recusar os pacientes procedentes de Lavras", exemplificou o vereador à reportagem do Jornal de Lavras.

A decisão do município de Lavras de não atender mais pacientes de cidades vizinhas foi efetivada na última terça-feira, dia 25. O Secretário Leandro Moretti alegou, em entrevista, impossibilidade de continuar os atendimentos tendo em vista os baixos valores que são repassados pelos municípios que utilizam o atendimento de Lavras.

O secretário afirmou que esta medida possibilitará o atendimento melhor e mais humanizado aos pacientes lavrenses, já que os custos irão diminuir e os profissionais da saúde terão, mantendo a mesma estrutura, bem menos pessoas para atender. Ele garantiu que a saúde em Lavras vai melhorar com a medida.

A antiga Urpa agora é Pronto Atendimento Municipal de Lavras e, segundo Leandro Moretti, está sendo negociado sua transformação em UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para que sejam destinados recursos federais e estaduais a Lavras na ordem de R$ 725 mil por mês para ajudar no custeio dos atendimentos aos lavrenses.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras