Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Esporte /


Publicada em: 30/08/2015 06:58 - Atualizada em: 30/08/2015 11:14
Jogo de Malha será a atração em Nepomuceno neste domingo e lavrenses participarão da disputa
Jogadores de cinco cidades da região se enfrentam em Nepomuceno no tradicional Campo de Malha do Vitor

Jogar malha é uma tradição trazida pelos portugueses para o Brasil. Foto extraída do site da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (Cimac)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Os portugueses, quando colonizaram o Brasil, trouxeram muitos costumes que foram introduzidos na cultura brasileira. As heranças estão presentes na culinária, na música, na religião, na língua, no teatro, nas vestimentas, nos brinquedos, nos jogos e tantos outros. Na culinária, destaque principalmente para os doces; na música, a introdução da viola; na religião, os santos como Divino, São Gonçalo, Nossa Senhora de Fátima e outros; no teatro a dança e a música na forma de folguedo popular, o Pastoril, muito comum em determinadas regiões do Brasil, nas machinhas e outros; na vestimenta, o uso do tamanco e chapéus; nos brinquedos o arquinho, brincadeiras de roda e a peteca, que eles aperfeiçoaram o brinquedo dos índios.

 Nos jogos os portugueses contribuíram no tradicional carteado, com bolinha de gude e outros, mas um dos jogos que se popularizou e que hoje tem até competição é o jogo de malha. É uma competição disputada entre 2 ou 4 jogadores, sendo duas equipes ou duas pessoas. Nele são usados 2 pinos de madeira e duas malhas, o jogo é disputado num terreno plano e liso e numa distância que varia de 15 a 18 metros. Faz-se uma circunferência e no centro dela coloca-se um pino. Na outra extremidade do campo, o mesmo. Joga uma pessoa de cada vez, objetivando derrubar o pino no centro da circunferência com a malha ou colocar a malha o mais perto possível do pino, lançando-a com a mão.

Em Lavras existem muitos campos de malha, como o da Lavrinhas, do Jardim Glória, do Aquenta-Sol, da Nova Lavras e outros. As disputas entre duplas são as vezes acaloradas, os jogadores contam até com a ajuda de torcedores. Na região existem competições, como uma que está programada para ser realizada hoje, domingo, na cidade de Nepomuceno, a partir das 9h, com festa de confraternização, música ao vivo e sorteio de prêmios.

Na competição que será realizada na manhã de hoje em Nepomuceno, estarão presentes jogadores de Três Pontas, Três Corações, Lambari e Lavras, além, é claro, dos jogadores de Nepomuceno. A competição será disputada no tradicional Campo de Malha "Vitor Malaquias" e ela foi organizada por Lineu Marques Tonelli.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras