Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / História /


Publicada em: 22/08/2015 13:27 - Atualizada em: 24/08/2015 09:19
Jovem Guarda faz 50 anos e um lavrense foi peça fundamental do movimento
Há 50 anos a juventude brasileira mudava e um lavrense foi um dos responsáveis por isso

Roberto Carlos, o "Rei da Juventude", Wanderléa, "a Ternurinha", e Erasmo Carlos, o "Tremendão"

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Hoje, sábado, dia 22, comemoram-se os exatos 50 anos da estreia do programa "Jovem Guarda", na TV Record de São Paulo. No palco, em 1965, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa apresentavam aos brasileiros a cara do movimento musical que iria contagiar a juventude da época. A Jovem Guarda foi um movimento cultural muito forte no cenário musical.

Você, leitor do Jornal de Lavras, deve estar perguntando: o que tem isso a ver com Lavras? Muito. Lavras foi marcante na era da Jovem Guarda. Você então deve estar pensando: "será que é porque a Wanderléa morou em Lavras ou porque ela cantou pela primeira vez em público no Teatro Municipal de Lavras?" Isso também é muito relevante, mas não é apenas isso.

Quem curtiu a Jovem Guarda e não citou as expressões "calhambeque", "Tremendão", "Ternurinha", "broto", "papo firme", "é uma brasa" e outras que marcaram a Jovem Guarda? E a própria denominação "Jovem Guarda"? Pois saibam que tudo isso saiu da cabeça de um publicitário lavrense: Carlos Maia de Souza (foto), mais conhecido como Carlito Maia. Carlito nasceu em Lavras no dia 19 de fevereiro de 1924, na rua Sant'Anna, número 8, no casarão da família de Ângelo Alberto de Moura Delphin, que é primo de Carlito.

Em 1936 mudou-se com a família para São Paulo, em 1954 fez exame para a Escola de Propaganda do Museu de Arte Moderna e passou em primeiro lugar. Iniciou, então, o curso de publicidade e, em 1963, fundou a própria agência e se tornou um dos mais respeitados nomes da publicidade brasileira.

Sua agência foi revolucionária, adotou uma tática oposta da maneira consagrada da década de 50, muito ousada para os padrões da época. A campanha mais marcante foi a que lançou a Jovem Guarda, um dos primeiros movimentos da indústria cultural brasileira, colocando os ídolos Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa na TV, no rádio e no cinema, embalados pelas marcas Jovem Guarda e Calhambeque.

Carlito Maia morreu no dia 22 de junho de 2002. No dia seguinte a sua morte o plenário do Senado Federal aprovou a inserção em ata de voto de profundo pesar pelo seu falecimento, que ocorreu no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, onde se achava internado desde o início de junho. O requerimento de pesar pela morte de Carlito Maia foi apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em nome das bancadas do PT e do Bloco Oposição. Ao justificar seu pedido, o senador por São Paulo lembrou que foi o publicitário quem denominou de Jovem Guarda ao movimento musical liderado por Roberto Carlos.

Para quem não sabe, Carlito Maia foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e, em seu pronunciamento, Suplicy disse: "Carlito foi um dos fundadores do PT e criador de slogans que ajudaram a difundir o partido em meados dos anos 80. "Lula-Lá", "oPTei" e "Sem medo de ser feliz", temas da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 1989, são de sua autoria", disse Suplicy.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras